A logística da Copa do Mundo

A logística da Copa do Mundo

A primeira fase da Copa do Mundo já acabou. Algumas seleções favoritas não jogaram tão bem. A Alemanha, atual campeã, eliminada na primeira fase já retorna para casa. Outras, como Croácia e Bélgica, vem demonstrando um ótimo futebol e podem ser surpresas.

O Brasil não conseguiu vencer o primeiro jogo, mas parece ter engrenado agora depois de duas vitórias. Com o elenco que temos, e o futebol apresentado nos últimos dois anos, ainda podemos nos considerar grandes favoritos ao título.

Além do Futebol

Bom, sobre a parte esportiva da copa você já está vendo praticamente o dia todo em qualquer canal de tv ou sites de internet. O que proponho aqui é detalhar alguns importantes aspectos sobre planejamento e logística que são essenciais para o bom desempenho durante o torneio.

Como sabemos, a copa é um torneio de tiro curto. Uma vez que, com 7 partidas em um mês você pode ser o campeão mundial de futebol. Por isso, comissão técnica e jogadores precisam estar totalmente focados nos aspectos técnicos e táticos das partidas e não podem se estressar com os bastidores externos ao jogo.

Dessa forma o planejamento da copa começa muitos meses antes. Veja abaixo alguns pontos.

Definições de locais de treinamento.

A seleção passou por dois locais antes da copa. Granja Comary em Teresópolis e Centro de treinamento do Tottenham na Inglaterra. Já na Rússia, o Brasil escolheu a cidade de Sochi, utilizando as instalações de um resort.

Primeiramente, a escolha desses locais é muito importante e passa por critérios de localização, qualidade de instalações e privacidade para os jogadores. Exceto a Granja, que é propriedade da CBF, os demais locais tiveram que ser visitados e analisados minuciosamente para a tomada de decisão.

Viagens

Desde a saída do Brasil, passando por Londres e Áustria (amistoso no dia 10/6), até chegar a Rússia, a seleção já teve que fazer diversos deslocamentos aéreos, planejados, organizados e agendados com antecedência.

Somente na primeira fase o Brasil viajou aproximadamente 7300 km dentro da Rússia para as primeiras três partidas. Os voos são fretados, mas precisam ser organizados com antecedência.

Isso sem contar os traslados entre hotéis, aeroportos e estádios, que junto com a Fifa precisam ser definidos previamente por questões de organização de tráfego e segurança da delegação.

Equipamentos e materiais

Outro ponto importante são os equipamentos e materiais que serão necessários para todo o período. Equipamentos para treinamento, para fisioterapia e recuperação dos jogadores, uniformes de treino e de jogo, bolas, chuteiras e tudo mais que for necessário para o bom desempenho dos atletas.

Já pensou o transtorno que aconteceria se alguma coisa ficasse esquecida no Brasil?

Documentação

O Brasil passou por dois países (Inglaterra e Áustria) antes de chegar a Rússia. Nos três lugares não se exige visto para os cidadãos brasileiros. Provavelmente todos os jogadores tem seus passaportes, como a maioria vive fora do Brasil, isso é obrigatório.

Acontece que para entrar no país os jogadores precisam ter um passaporte válido. Dessa maneira, todos os documentos precisaram ser checados para garantir que nenhum jogador estivesse com a sua documentação vencida, ou com vencimento programado para o período da competição.

Alimentação

A seleção tem um chefe de cozinha, Jaime Maciel, desde 1995. Ele é quem prepara as refeições dos jogadores. Ele chegou a ir 4 vezes a Rússia, antes da copa, para conhecer os locais onde o Brasil iria ficar. Outro ponto que checou foi a disponibilidade de ingredientes para os cardápios selecionados.

Com a lista dos pratos a serem preparados, ficou definido que precisaria ser levado do Brasil farinha de mandioca e feijão carioca. Porque conseguiriam comprar localmente os demais ingredientes.

Só para ilustrar ainda mais essa questão, a seleção da Argentina trouxe com ela 3 toneladas de alimentos.

Planejamento é tudo!

Com certeza ainda possuem outros pontos que devem ser considerados para o evento. A logística move o mundo e como podemos ver, nem mesmo o futebol escapa da necessidade de bons profissionais dessa área.

E a sua operação logística? Já está preparada para o grande movimento do final do ano? Já estamos na metade do ano e é o momento ideal para começar o planejamento para o período.

Confira aqui o Guia Definitivo de Planejamento de Operações Logísticas, que está com um preço super especial.

Promoção-planejamento-300x169 A logística da Copa do Mundo

Conteudo-do-livro-289x300 A logística da Copa do Mundo