O que é um ALMOXARIFADO? Para que serve?

O que é um ALMOXARIFADO? Para que serve?

No vídeo contamos tudo sobre para que serve um almoxarifado de uma empresa:

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

O Almoxarifado

Se você procurar no dicionário o significado de almoxarifado, vai encontrar algo parecido com: sala ou prédio utilizado para armazenar diversos objetos. Mas essa definição simplifica demais o conceito do almoxarifado e praticamente retira a sua importância dentro de uma empresa.

Então vamos começar. O almoxarifado realmente é um local para se guardar objetos, ele pode ser um armário, uma sala, ou até mesmo um grande armazém. O tamanho e complexidade da operação vai depender de cada empresa.

Geralmente em um almoxarifado são armazenados os produtos que vão dar apoio a operação de uma empresa. Portanto, toda empresa, independentemente de seu tamanho, deve ter algum local destinado a armazenagem desse tipo de material.

Mais quais seriam esses produtos?

Para começar, estamos falando de materiais de escritório (papel, canetas, tesouras, clips, grampeadores, entre outros), materiais de limpeza (vassouras, rodos, pano de chão, esponjas, detergentes, agua sanitária, essas coisas). Por isso disse que mesmo uma empresa pequena pode e deve ter um almoxarifado, que pode estar localizado em um armário, por exemplo.

Mas além disso, também podem ser armazenados uniformes, epis, equipamentos e ferramentas, os chamados itens de MRO (manutenção, reparo e operações) e qualquer outra coisa que não seja diretamente utilizado na produção da empresa.

Almoxarifado x Centro de Distribuição

O almoxarifado, difere do centro de distribuição, ou dos armazéns principais da empresa, pois nestes últimos são armazenados os produtos que vão ser usados na produção, como as matérias primas, ou os produtos acabados, no caso de uma indústria. No caso de uma empresa de varejo, o armazém principal concentra as mercadorias que foram compradas para revenda. E no almoxarifado, nada ali está direcionado para ser revendido, tudo é para consumo interno, como suporte a operação principal da empresa. É possível que um centro de distribuição tenha seu próprio almoxarifado para armazenagem dos materiais de apoio citados anteriormente.

A atividade não se restringe apenas as empresas, o setor público, governo federal, estados, municípios e também as empresas estatais, também tem seus almoxarifados, onde tenho certeza que há muito espaço para melhoria de gestão com bons profissionais de logística. Mas não vamos entrar no assunto da política nesse vídeo.

Uma curiosidade é que não existe uma palavra em inglês específica para almoxarifado, normalmente se utiliza warehouse, que a tradução mais correta seria armazém ou depósito.

Atividades Importantes

Como vão ficar produtos armazenados nesse setor, as movimentações de recebimento e expedição são parte importante do dia a dia de trabalho. Em alguns almoxarifados a compra dos produtos ali armazenados também é de responsabilidade das pessoas que trabalham naquele setor, pode ter uma pessoa dedicada apenas para comprar, ou até que tenha essa função compartilhada com outras necessidades do setor.

Número de funcionários

A quantidade de pessoas que trabalha em um almoxarifado, vai depender, é claro, do tamanho e complexidade da operação do mesmo. Se o seu é apenas aquele armário, não há uma necessidade de uma pessoa específica apenas para fazer gestão daquele estoque. Mas também há casos de locais com equipes completas de almoxarifado, com gerentes, coordenadores, analistas, auxiliares. O cargo mais comum, para quem trabalha no almoxarifado é o cargo de almoxarife, eu fiz um artigo aqui para o site, contando todos os detalhes dessa função, com as principais atividades e o mais importante, quanto ganha em média um profissional dessa posição. Confira aqui.

Para finalizar, a palavra almoxarifado ela vem de um vocábulo árabe que significa armazenar. Então qualquer depósito pode sim ser chamado de almoxarifado, inclusive algumas empresas chamam os depósitos de matéria prima de almoxarifados. Por isso é possível ter vários tipos de almoxarifados, para matérias primas, para produtos acabados, para os itens de MRO, para os itens de apoio em geral. A nomenclatura de cada local vai depender da vontade de cada empresa.

E então pessoal, já conheciam o almoxarifado?