Sempre fui um grande leitor, desde jovem sempre frequentei as bibliotecas da escola (saudosa coleção Vagalume, quem se lembra?). Uma coisa que sempre me fascinou muito foram livrarias. Costumo passar horas olhando e desejando livros, mesmo sabendo que nunca vou ler a maior parte deles.
A leitura nunca foi um problema para mim, mas depois do advento de smartphones e tablets, confesso que reduzi muito além do que gostaria do volume normal que sempre tive. Esse ano decidi reverter isso. Tracei uma meta, (você sabe criar metas? Clique aqui e aprenda um método muito simples para isso.) e aproveito esse espaço para assumir um compromisso público com meus leitores. A ajuda de vocês vai ser mais um incentivo para que eu consiga cumprir o objetivo.
Uma das minhas resoluções para esse ano é completar a leitura de 20 livros. Por isso estou lançando aqui no Logística e Gestão o Projeto 20-18, que é ler 20 livros em 2018. Uma meta que a primeira vista parece fácil (menos de 2 livros por mês), mas a medida que os dias passam não é tão fácil assim, precisa de foco e dedicação.
Nessa página irei fazer um mini resumo sobre os livros que eu ler. Então acompanhe sempre por aqui para saber qual foi o último e qual está sendo o atual. Assine a nossa lista VIP para sempre receber informações em primeira mão. A lista vai englobar livros de negócios, desenvolvimento pessoal e também romances, pois gosto de leitura como forma de entretenimento, principalmente dos livros de suspense policial.
Uma frase que sempre escutávamos em uma propaganda comum na TV tempos atrás e serve como motivação para nós.
“Ler também é um exercício”
Por isso convido vocês a também criarem o seu projeto de leitura. Se acha que 20 é muito, comece com um número menor, 5em2018, ou 12em2018 (um por mês) e vá melhorando esse hábito que nos faz tão bem. Não esqueça de compartilhar conosco aqui nos comentários e também em nossa página do Facebook, como anda o seu projeto, sempre com a hashtag #projeto2018LG.
“Livros não mudam o mundo. Mudam as pessoas e as pessoas é que mudam o mundo!” Mário Quintana
Abaixo segue a lista. (Para facilitar sempre estará “Nome do livro – Autor”).
Ps: Conseguimos uma parceria com a Amazon para oferecer os livros que tenho lido. É só clicar nas imagens ou nos links incluídos no texto. Você não vai pagar a mais por isso, mas vai contribuir para que o nosso site continue produzindo conteúdo para você.
Lidos
#1 A Garota na Teia de Aranha – David Lagercrantz
O quarto livro da coleção Millennium tem a particularidade de ser escrita por um autor diferente (David Lagercrantz) dos três primeiros. Pois infelizmente o original (Stieg Larson) veio a falecer. Independente disso o livro mantém a mesma velocidade e suspense dos capítulos anteriores e mais uma vez fez com que eu virasse algumas madrugadas para ler. A dupla composta pela hacker Lisbeth Salander e pelo reporter Mikael Blomqvist mais uma vez se envolve em uma trama eletrizante. A cada momento uma nova revelação de tirar o folego acontece. A vontade de ler não acaba. Vou parar de falar por aqui para não contar a história. Quem já conhece a série não pode deixar de continuar a leitura.
Clique aqui para comprar o livro.
Só uma dica para aqueles que gostaram . Apesar de ser o quarto volume da série, acredito que possa ser lido sem conhecer os anteriores. De qualquer forma, seguindo a sequência você conhecerá melhor os personagens e entenderá mais as suas atitudes e comportamentos. Vale muito a pena, os livros são sensacionais, o primeiro, “Os homens que não amavam as mulheres”, já foi transformado para filme duas vezes, uma vez na suécia e outra nos EUA. Conheça aqui os volumes 1, 2 e 3 da coleção, também tem o box com os 3 livros com desconto). E já foi lançado o quinto volume que espero incluir na lista esse ano ainda.
#2 Trabalhe 4 horas Por Semana – Timothy Ferris
Esse é um livro muito bom que todas as pessoas deveriam ler. Apesar de ser um livro “antigo” (ele é de 2008, digo antigo em relação a nossa evolução tecnológica cada vez mais rápida), os ensinamentos são muito válidos. Trata-se de um guia onde podemos melhorar a nossa produtividade. Traz várias idéias e até ferramentas para fazer com que o nosso trabalho seja muito efetivo e consequentemente tome menos tempo da nossa vida. A leitura é super gostosa e flui com naturalidade, como se você estivesse conversando com o autor.
Você está cansado de trabalhar de segunda a sexta de 8 as 18? Se sim, com certeza o primeiro passo para sair dessa fase é a leitura desse livro. Ele traz, inclusive, dicas de como você deve conversar com o seu chefe para implantar as mudanças. Os depoimentos de leitores que foram inseridos nas versões atualizadas também contribuem com ótimas informações.
Além disso para que o objetivo de “trabalhar 4 horas por semana” seja atingido, ele demonstra um passo a passo para a criação de um negócio e consequentemente a sua automação. Fazendo com que você passe a ter um faturamento (salário, recebimento, ganho, o que você preferir) de forma passiva, ou seja, sem precisar da sua interferência diária.
Sensacional. Vale a pena ler, com certeza. Esse está na lista dos livros que lerei novamente e sempre pode ser consultado.
Clique aqui para comprar esse livro.
#3 Origem – Dan Brown
Sou suspeito para falar do Dan Brown, pois ainda não teve nenhum livro dele que já li e não gostei. É um dos meus autores preferidos (se você não se lembra do nome, é o mesmo do Código da Vinci, Anjos e Demônios e Inferno, best sellers que já viraram filme com Tom Hanks como ator principal) e seu último livro lançado no Brasil não deixa para trás.
Origem leva o professor Robert Langdon para a Espanha, onde um de seus ex alunos de Harvard vai fazer uma apresentação dos resultados de sua mais recente pesquisa. A pesquisa é simplesmente sobre perguntas que todos os dias nos fazemos: “de onde viemos?” e “para onde vamos?”.
Como sempre Brown nos brinda com um grande conhecimento sobre religiões e ciência, e consequentemente a interação e eterna briga entre eles. Logo antes de começar a história, ele diz “todas as obras de artes, toda a arquitetura, todos os locais, conceitos de ciência e organizações religiosas deste livro são reais”.
Eu fiz questão de pesquisar muita coisa durante a minha leitura, parava, entrava no Google via as fotos dos locais, pesquisava um pouco mais sobre as informações que eram passadas, e é impressionante a riqueza de detalhes que o livro traz.
Vale demais a pena ler esse livro.
Clique aqui para comprar o livro. Veja aqui todos os livros desse autor.
#4 Geração de Valor: Compartilhando inspiração – Flávio Augusto
Um best seller do empresário Flávio Augusto. O autor é muito conhecido no Brasil, tem mais de 3 milhões de seguidores no Facebook em sua página. O livro é escrito em uma linguagem super simples. Vale a pena ler se você está precisando de um empurrãozinho para sair da zona de conforto. É pequeno e de leitura rápida.
Um compilado de textos e imagens que contam um pouco da história dele e que demonstram que o único responsável pelo seu sucesso é você mesmo.
Clique aqui para comprar o livro. Já existem também os volumes 2 e 3 da coleção.
#5 – Pense Como um Freak – Steven Levitt e Stephen Dubner.
Dos mesmos autores de Freakonomics e Super Freakonomics, esse é mais um livro que ajuda a gente pensar fora da caixa. As pesquisas feitas pelos autores trazem conclusões interessantes e faz com que nós reflitamos se realmente estamos procurando resolver os problemas ou apenas tratando os sintomas.
O que um vencedor de um concurso de comer cachorros quentes e um médico, que engoliu propositalmente bactérias danosas ao estômago, tem em comum? A vontade de resolver problemas pensando diferente do senso comum. Usando estatísticas e dados econômicos, o que, por incrível que possa parecer(acredite em mim!), não torna o livro chato; os autores mostram que as vezes chegar a causa raiz dos problemas é muito mais simples do que parece.
Aproveite esse livro como um exercício de que é possível pensar de uma maneira mais inteligente sobre tudo. Sem necessariamente complicar muito a vida.
Clique aqui para comprar o livro.
#6 – Escravos – Leandro Narloch
Um livro muito interessante para quem gosta de saber mais sobre a história do Brasil. Traz muitas curiosidades sobre o período da escravidão no Brasil. O livro busca tirar alguns mitos que temos, principalmente valorizados através de filmes e novelas. Por exemplo:
- Muitos escravos eram donos de escravos.
- Muitos escravos, libertos ou não, eram responsáveis pela venda e transporte de novos escravos entre a Africa e o Brasil.
- Se o escravo não estivesse sendo bem tratado ele podia entrar na justiça contra o seu senhor.
- Alguns senhores liberavam alguns dias da semana para que o escravo pudesse vender o seu trabalho ou trabalhar por conta própria para poder ganhar dinheiro.
E muitas outras histórias interessantes no livro. A linguagem é fácil e acessível e não é um livro cansativo para ler. indico a leitura.
Clique aqui para comprar o livro.
7# – Volta Para Casa – Harlan Coben
É impossível passar um ano sem ler nenhum livro do meu autor preferido. Harlan Coben é um best seller mundial, com vários livros publicados e eu ainda não consegui encontrar nenhum ruim. Mais um thriller de suspense em que a história vai tomando contornos impressionantes e vai chegando o final do livro e você não sabe o que está acontecendo.
Esse livro é mais um da saga do personagem Myron Bolitar, o ex jogador de basquete investigador. Dessa vez o desaparecimento de duas crianças há dez anos atrás começa a ganhar novos fatos agora e Myron na companhia de seu amigo Win, corre o mundo em busca de informações e como resolver esse mistério.
Clique aqui para comprar o livro.
Clique aqui para conhecer outros livros do autor.
Livro Atual
8# As Seis Lições – Ludwig Von Mises
O livro é a transcrição de seis palestras realizadas por Mises em Buenos Aires que explicam como funciona o capitalismo. Assim que terminar a leitura, conto mais detalhes
#9 – A Lei – Frederic Bastiat
Livro escrito em 1850, um manifesto sobre a criação das leis, suas funções e como acaba sendo desvirtuada. Muito atual para a conjuntura do nosso país. Assim que terminar a leitura, conto mais detalhes.