Importação de lixo – Vantagens e Desvantagens – Logística e Gestão

Importacao de lixo

Importação de lixo – Vantagens e Desvantagens – Logística e Gestão

Confira tudo sobre como funciona a importação de lixo em vídeo:

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Introdução

Algum tempo atrás eu vi uma notícia que desde abril de 2023, a cidade de Amsterdam na Holanda, passaria a importar lixo que teria sido produzido em Roma, na Italia, para ser descartado no país dos moinhos. Falando assim parece loucura,e pode até ser, vou explicar de outra forma para ver se fica melhor. A cidade de Roma, está produzindo uma quantidade de lixo maior do que consegue descartar nos seus arredores. O mais novo incinerador que está sendo construído na cidade italiana não deve ficar pronto antes de 2026.

Então, a prefeitura da cidade, entrou em contato com a prefeitura da cidade holandesa, e contratou o serviço de incineração de lixo dos holandeses. Então os italianos iriam mandar, utilizando o transporte ferroviário, cerca de 900 toneladas de lixo por semana para a Holanda e pagar o equivalente a duzendos euros por tonelada. Essa notícia era de abril, depois em junho, os italianos, assinaram um novo acordo e vão dobrar o envio, com 1800 toneladas por semana. Com isso a prefeitura de Amsterdam passou a receber em torno de 1 milhão e meio de euros por mês.

Parece um bom dinheiro não é mesmo?

Vale a pena?

Além da bolada financeira que a prefeitura vai receber, os resíduos importados vão direto para a empresa AEB, que faz a incineração do material para gerar energia para a população da cidade. Um detalhe, quando eu digo direto, é direto mesmo, a ferrovia tem um braço que o trem consegue entrar dentro da área da empresa e descarregar já no pátio de processamento.

De acordo com a empresa, essa é uma prática comum, e eles já importam resíduos de diversos outros países europeus para serem processados na planta incineradora da cidade.

Essa notícia me fez querer pesquisar mais sobre o assunto, e descobri que existem diversos países que importam lixos de outros países para serem descartados em seus territórios. Os mais diversos tipos de transportes são utilizados para essa movimentação, como trens, no caso da reportagem citada, mas também caminhões e navios.

Vantagens da Importação de Lixo

Como vantagens, a gente já elencou algumas para a cidade de Amsterdam, como o faturamento que isso vai gerar e a produção de energia. Além disso, temos ainda duas outras vantagens interessantes.

  • Oportunidades econômicas: A importação de resíduos pode criar empregos e impulsionar a economia local. Empresas de reciclagem e processamento de resíduos podem se beneficiar da importação de materiais para reutilização. Alguns países possuem tecnologias avançadas para a reciclagem e recuperação de materiais a partir de resíduos. Importar resíduos de outros países pode fornecer matéria-prima para esses processos, evitando a extração de novos recursos naturais.
  • Transferência de tecnologia: A importação de resíduos pode facilitar a transferência de tecnologias e conhecimentos entre países. Isso pode ajudar a promover práticas mais sustentáveis de gestão de resíduos em regiões que ainda estão em desenvolvimento nessa área.

Desvantagens da Importação de lixo

Mas nem tudo são flores, existem um outro lado sombrio dessa moeda,  que se o processo não for muito bem conduzido e acompanhado pode degringolar tudo. Algumas desvantagens potenciais da importação de resíduos:

  • Impacto ambiental: Como principal problema encontrado, a importação de resíduos pode ter impactos ambientais negativos, especialmente se os resíduos não forem gerenciados adequadamente. Vazamentos, poluição do solo, da água e do ar podem ocorrer durante o transporte, tratamento e descarte inadequado desses materiais. Imagine no caso de Roma a Amsterdam, são mais de 1600 km de distância entre as duas cidades, e o comboio ainda vai atravessar pelo menos mais dois outros países.
  • Riscos à saúde pública: Resíduos importados podem conter substâncias perigosas ou tóxicas que representam riscos à saúde pública se não forem tratados corretamente. A exposição a essas substâncias pode afetar os trabalhadores envolvidos no processamento de resíduos e a comunidade ao redor das instalações.
  • Transferência de responsabilidade: Importar resíduos de outros países pode ser visto como uma forma de transferir a responsabilidade pelos problemas de gestão de resíduos para regiões menos desenvolvidas. Isso pode levar à exploração de países em desenvolvimento, onde as regulamentações ambientais podem ser menos rigorosas.
  • Rejeição pela população: O ato de importar lixo de outros locais parece ser muito estranho, você não acha? É o que normalmente a população acha e acaba sendo contra esse tipo de ação. A maioria das pessoas acreditam que as desvantagens são muito maiores que as vantagens.

Conclusão

É importante ressaltar que a importação de resíduos é regulada por acordos internacionais e pelas leis de cada país. Cabe aos governos e às autoridades competentes avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios antes de permitir ou restringir a importação de resíduos. Além disso, investimentos em tecnologias de reciclagem e gestão de resíduos dentro do próprio país podem reduzir a necessidade de importação de resíduos.

Me diz aqui nos comentários, o que você acharia se a sua cidade começasse a trazer lixo de um outro país para ser descartado nela? A importação de lixo é uma prática aceitável?