Noruega atinge 50% de veículos elétricos vendidos em um ano
Carros elétricos Noruega – Cada dia uma realidade mais concreta. Confira esse conteúdo em vídeo em nosso canal do Youtube.
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.
Carros elétricos Noruega
Na primeira semana de janeiro, recebemos a confirmação de que a Noruega foi o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca de 50% de carros elétricos dentre os modelos vendidos em 2020. O valor final foi de 54%, em 2019 tinha sido 42%. Para destacar, considerando apenas o mês de dezembro, esse percentual foi de quase 67%, um recorde mensal.
A Noruega tem uma meta ambiciosa de ser o primeiro país do mundo a ter 100% dos veículos comercializados apenas de modelos elétricos em 2025, ou seja mais 5 anos para atingir. Para isso o país isentou os impostos dos modelos elétricos, e isso fez com que as montadoras enxergassem o país como um grande laboratório para testes e lançamentos. Em alguns casos, o modelo elétrico fica bem mais barato que o mesmo carro na versão a combustão.
Outros benefícios foram concedidos para os proprietários de veículos elétricos, como por exemplo a possibilidade de andar em pistas exclusivas de ônibus, redução de taxas de pedágio e do preço de passagem em balsas, entre outros. Com a explosão de vendas, alguns desses benefícios já estão sendo revistos, e não se se sabe até quando vão estar disponíveis.
Entre os 5 carros mais vendidos no país em 2020, 4 sao puramente elétricos. Nessa ordem, em primeiro o Audi E-tron, em segundo o Tesla Model 3, em terceiro o Volkswagen ID.3 e em quarto o Nissan Leaf. No quinto lugar, aparece o Golf, da Volkswagen, que também possui versão elétrica, mas o relatório traz apenas o modelo do carro e não o seu tipo de motor.
Outro detalhe importante, é que 29% dos veículos vendidos foram dos modelos híbridos, aqueles que o motor combinam a energia elétrica e a combustão. Com isso em 5 anos, o percentual de vendas de modelos puramente a combustão, caiu de 71% para pouco mais de 16% em 2020. Um grande resultado.
O país parece bem encaminhado para atingir os resultados esperados em 2025, mas existe um paradoxo interessante. A Noruega é um dos principais produtores de petróleo do mundo, figurando em 12º lugar na lista de produtores, com cerca de 2% da produção mundial. Na Europa perde apenas para a Russia, na lista de produtores. E o que o país tem feito é direcionar os royaltes recebidos com a comercialização do combustível fóssil, para subsidiar a isenção dos impostos. Estima-se que a renuncia fiscal com os elétricos foi de cerca de 2 Bilhões de dólares.
Petróleo e poluição para vocês, e em troca do dinheiro, carros elétricos e menos poluição para nós. Uma boa equação né?
Enquanto isso, aqui no Brasil ainda estamos engatinhando no quesito de veículos elétricos. Não há políticas definidas para incentivar o uso, e os veículos são extremamente caros. Um modelo zero quilometro mais barato custa mais de 120 mil reais, e nem estamos falando de Tesla ou Etron, que não saem por menos de 400 mil reais. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Apesar disso, uma pesquisa feita pelo Instituto Clima e Sociedade, publicada em dezembro de 2020, revelou que 71% dos brasileiros, consideram provável que seu próximo carro seja elétrico.
Eu achei um pouco fora da realidade, e é por isso que eu pergunto, você acha provável que seu próximo carro seja elétrico? Ou pelo menos híbrido? Responda aqui para mim nos comentários.