Qual a diferença entre CIF e FOB? Como escolher?
Confira a diferença entre CIF e FOB em vídeo:
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.
Significado
Os termos CIF e FOB, são termos de transportes, e que normalmente gera dúvidas na cabeça das pessoas quando mencionados. Elas possuem origem no transporte internacional de cargas, e servem para direcionar as responsabilidades de transporte entre comprador e vendedor.
Vamos lá, CIF, é a sigla para Cost, Insurance and Freight, ou traduzindo “custo, seguro e frete”, que significa que o vendedor é responsável por entregar a carga no destino com todos os custos incluídos na contratação.
No caso de FOB, significa Free on Board, a tradução literal e mais usada seria “livre a bordo”. Significa que a pessoa que comprou o produto é o responsável por pagar o transporte da mercadoria da origem para o destino. Apesar da tradução normalmente citada ser livre a bordo, para mim a melhor tradução seria “livre para embarque”, pois o vendedor deixa a mercadoria disponível para o comprador decidir como ela vai ser embarcada ao destino final.
Quando escolher um ou outro?
Basicamente a diferença entre eles é quem vai ser a pessoa responsável por pagar o frete, comprador ou vendedor. Para escolher, vai da estratégia de cada empresa, ou de cada comprador/vendedor. O serviço de transporte pode ter particularidades que justificam a necessidade de se pensar bem em qual escolher, e essas estratégias, vão muito além do preço simplesmente cobrado.
Se você é o vendedor, a oferta com o frete incluído, pode ajudar a convencer o cliente a efetuar a compra, podendo até custar um pouco mais caro por esse serviço. Por isso o frete CIF é o mais comum em operações de ecommerce, o comprador mesmo que ele saiba quanto ele está pagando pelo frete, a gestão daquela entrega é toda do vendedor. Imagine se cada pessoa que comprasse no mercado livre tivesse que definir como a carga seria entregue. A própria logística da empresa vendedora seria uma loucura, com milhares de carros de transportadora diferentes e dos próprios compradores chegando para buscar suas encomendas.
Já se você é o comprador, caso escolha por CIF, você reduz a dor de cabeça de ter que procurar por transporte e gerenciar essa parte do serviço. Por outro lado, ao organizar o transporte, você pode conseguir preços mais baratos para o produto que está comprando e talvez até uma agilidade na entrega da mercadoria. É uma ótima estratégia se a sua empresa já tem uma estrutura logística estabelecida. Vamos supor que você possui um caminhão que vai ter que fazer uma entrega em Vitória e voltaria daquela cidade vazio, ele pode ser usado para trazer para a carga do fornecedor daquela cidade, e conseguir um desconto na cotação de compra de produtos.
Lembrando que qualquer das partes que assumir a responsabilidade pelo transporte, também fica responsável pelos riscos da operação.
Conclusão
Para concluir, saber escolher se vai usar frete CIF ou FOB, pode fazer muita diferença na estratégia da sua empresa. E pode acontecer da empresa comprar utilizando uma modalidade e vender utilizando outra. Analise bem a proposta de seus fornecedores e o que os seus clientes desejam para ter o melhor serviço de acordo com cada necessidade.
E aí, me diz aqui nos comentários qual modalidade de frete a sua empresa utiliza?