Como reduzir custos na logística?

Como reduzir custos na logística?

Confira como reduzir custos na logística em vídeo:

Os gestores de logística estão sempre no desafio de encontrar oportunidades de redução de custos em sua operação. Existe uma frase famosa que diz “custo é igual unha, temos que cortar sempre”.

Acontece que na logística tudo está interligado, então é possível que uma redução de custos em um setor, vire um aumento de custos em outro. Por isso é sempre importante pensar no todo e não tomar nenhuma decisão de forma precipitada.

Existem 4 áreas que impulsiona a maior parte dos custos da logística. Analisar bem esses fatores pode trazer boas oportunidades de economia para a empresa.

  1. Processo de compras

Um dos gastos mais visíveis para uma empresa é o valor que é pago pelos produtos comprados. Algumas boas oportunidade de redução nesses custos são:

  • Melhor negociação de preços
  • Comprar lotes maiores de produtos
  • Trocar o fornecedor para um de preço menor
  • Reduzir o número de fornecedores e otimizar o processo de compras ajuda a reduzir nos custos de operação do departamento de compras.

  1. Transportes

Quando movimentamos mercadorias de um lado para outro, isso custa dinheiro. Os diferentes modais de transportes tem custos e estratégias diferentes para serem usados.

Oportunidades de redução de custos

  • Mudança de modal
  • Consolidação de cargas
    • Taxa de ocupação dos veículos

  1. Estoques

Manter os produtos em estoque custa dinheiro. Tanto o dinheiro que você imobilizou na hora da compra, quanto os custos de manutenção do estoque, que inclui armazém, equipe para movimentação e controle, seguros, etc. Além disso, há a possibilidade de perda, roubo ou avaria das mercadorias. E em último caso, perda de validade ou se tornarem obsoletos depois de um tempo em armazém.

Oportunidades de redução de custos:

  • Redução de quantidade estocada
  • Realização de inventários frequentes para minimizar perdas.
  • Mudança de armazém para estruturas menores e mais baratas.
  • Estoques consignados

  1. Qualidade

Toda vez que você compra um produto, espera que esse material atinja um certo padrão de qualidade. Pode ser necessário a implementação de controles de entrada de mercadorias, por exemplo, para que assegure que produtos com defeitos ou faltando peças e acessórios sejam encaminhados para vendas ou para o cliente final. Cada vez que a sua empresa precisa de mais atenção na conferência de mercadorias, mais custo isso gera, pois o produto demora mais a girar e trazer dinheiro para empresa.

Oportunidades de redução de custos

  • Compra de fornecedores de melhor qualidade de produtos
  • Inicialmente, é preciso que seja conferido 100%. Para aqueles fornecedores que atinjam um nível aceitável de performance, as conferências podem passar a ser por amostragem de produtos e depois até aleatórias.
  • Quando digo fornecedor, pode ser interno ou externo. Você como gestor de estoque deve sempre cuidar do que entra em seu armazém, seja um produto ou milhares deles.

Analise sempre tudo que estiver envolvido

Como eu disse, o importante na hora de analisar é tomar cuidado como a eliminação de um custo em um dos fatores vai afetar os outros. É possível até que aumente mais para a empresa do que a economia gerada.

Por exemplo: A compra de lotes maiores reduz o custo de compras. Quando vamos em transportes, pode ajudar na consolidação, mas pode acabar exigindo um veículo maior, ou mudança de modal, que pode ficar mais caro e demorar mais para chegar. Um lote maior gera um custo maior de estoque, pois ele demora mais tempo para ser vendido e ele precisa ser administrado em armazém, além de demorar mais para ser verificado as qualidades dos produtos adquiridos e ser disponibilizado para vendas.

Portanto, faça uma análise conjunta de todos os fatores, para chegar ao nível ideal e com oportunidades reais de redução de custos.

Bom pessoal, espero aqui ter ajudado a vocês a enxergarem algumas possibilidades de redução na empresa ondem trabalham. Conseguiram ver alguma oportunidade? Me diz aqui nos comentários qual foi, que pode acabar ajudando um outro colega também.