5 causas de acidente com empilhadeiras

5 causas de acidente com empilhadeiras

Confira o conteúdo completo sobre acidentes com empilhadeiras no vídeo:

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Introdução

Muita gente provavelmente deve ter recebido no WhatsApp ou visto aqui nas redes sociais, um vídeo de um acidente com uma empilhadeira que aconteceu na semana passada em um atacadão de Goiânia (veja aqui).

Sem querer avaliar a causa desse acidente em específico, é comum vermos vídeos de acidentes com empilhadeiras, derrubando paletes de carga ou até mais graves quando chegam a derrubar toda a estrutura do armazém.

Eu já visitei diversas empresas em que os funcionários mesmo sem treinamento ou licença especial, manuseavam o equipamento. As vezes, com a melhor das intenções, apenas para ver o trabalho concluído.

5 principais causas

As principais causas para acidente com empilhadeiras são:

  1.  Falta de treinamento
  2.  Velocidade
  3.  Falta de manutenção
  4.  Erro de comunicação
  5.  Desorganização do armazém

Um ponto que normalmente as pessoas se esquecem de conferir é que cada empilhadeira (serve também para as paleteiras e outros equipamentos de movimentação de carga) tem um limite de peso máximo que aguenta ser carregado. A estrutura do equipamento foi desenhada para isso, e carregar mais pode, no mínimo, danificar o equipamento, podendo causar acidentes.

Sempre gostei de frisar esses pontos nos treinamentos que fazia com a equipe de operação.

Segurança sempre em primeiro lugar!

_______________________________

Toda sexta feira os leitores cadastrados na Lista Vip recebem o Lognews, um resumo com as principais notícias de logística, do Brasil e do mundo, que foram destaque na semana.

Não perca tempo, inscreva-se agora e fique mais informado sobre o mundo da logística.

Você já me segue no Linkedin? Estou sempre publicando novos textos por lá com análises de temas importantes e novos conceitos. Clique aqui para ver meu perfil.