As curiosidades do Maastunnel

As curiosidades do Maastunnel

Você já ouviu falar sobre o Maastunnel em Rotterdam?

Rotterdam, na Holanda, é dividida pelo meio pelo rio Mass (ou Mosa, em português). Dentro da cidade é possível atravessar o rio através de duas pontes na região central e mais uma do anel rodoviário da cidade.  Além dessas 3 opções, existe ainda o Masstunnel, que é um túnel sob as águas do rio. Esse túnel é muito interessante e traz algumas curiosidades que valem a pena ser discutidas.

Mapa-1024x384 As curiosidades do Maastunnel

Localização do túnel no mapa da cidade. Fonte: Google Maps.

Houve um intenso debate na época da construção se seria melhor uma ponte ou um túnel. Como o país utiliza intensamente a navegação como meio de transporte, a ponte precisaria ser muito alta para permitir a passagem de navios por baixo.

IMG_1858-1024x768 As curiosidades do Maastunnel

Navios que costumam passar por cima do túnel. Acho que seria complicado construir uma ponte né? (foto tirada por mim)

Por isso decidiram construir um túnel.

A parte submersa, tem pouco mais de 1km e chega a 20 metros de profundidade. Como a Holanda é o país das bicicletas, o túnel tem um andar exclusivo para as magrelas. Possui também um andar para pedestres e um andar dividido em dois tubos para veículos, com duas faixas em cada direção.

IMG_1865-1024x768 As curiosidades do Maastunnel

Andar exclusivo para bicicletas (foto tirada por mim)

IMG_1866-1024x768 As curiosidades do Maastunnel

Caminho para travessia de pedestres (Foto tirada por mim)

Envolvimento com a Segunda Guerra Mundial

A construção começou em 1937. Por sorte, não foi destruída durante o bombardeio alemão que devastou a cidade, durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940. Acabou sendo incluída no plano de reestruturação da cidade e inaugurada em 1942.

Bombing-1024x774 As curiosidades do Maastunnel

Foto da cidade de Rotterdam completamente destruída após o bombardeio alemão em 14/05/1940. (Foto de Domínio Público)

Outro fato curioso, ainda relacionado a guerra, é que em 1944, quando a Alemanha já começava a sua derrocada, o exército alemão instalou diversas bombas na estrutura, para podê-lo explodir a qualquer momento. As forças de resistência holandesas conseguiram sabotar as bombas e elas nunca vieram a ser explodidas.

Atualmente o túnel vem sendo reformado, sem interrupção completa da passagem, para continuar sendo um importante atalho ligando os lados norte e sul da cidade. Em dias normais, mais de 75 mil carros utilizam esse caminho. Isso sem contar os milhares de pedestres e ciclistas. A expectativa é que fique pronto até o mês de julho de 2020.

IMG_1871-1024x768 As curiosidades do Maastunnel

Saída de veículos na parte norte da cidade. Detalhe que o túnel da esquerda está interditado para obras. (Foto tirada por mim)

Mais algumas fotos:

IMG_1863-1024x768 As curiosidades do Maastunnel

Escada Rolante para chegar aos níveis de pedestre e bicicletas. (Foto tirada por mim)

IMG_1868-1024x768 As curiosidades do Maastunnel

O prédio com a cúpula verde é para entrada/ saída de pedestres e ciclistas na parte sul. Também serve para entrada de ar nos túneis.

_______________________________

Gostou do texto? Inscreva-se em nossa lista VIP para receber os nossos melhores conteúdos em primeira mão.