Você sabia que a Netflix já foi uma empresa de logística?

Netflix

Você sabia que a Netflix já foi uma empresa de logística?

Você sabia que a Netflix já foi uma empresa de logística no início? Confira esse conteúdo em vídeo no nosso canal do Youtube.

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Netflix

Já definiu qual série você vai maratonar no próximo fim de semana na Netflix? Hoje vou contar como a empresa começou com um foco muito grande em logística. Logística? Calma aí, que eu explico!

Para quem é um pouco mais antigo, como eu, vai se lembrar das locadoras de filmes, tinha pelo menos uma em praticamente todos os bairros das cidades, onde íamos alugar os filmes que queríamos assistir, e se não devolvêssemos no dia marcado, deveria pagar multa, que poderia chegar ao preço do aluguel diário,além de tomar uma bronca dos pais né?

Existe uma lenda, que o fundador da Netflix, Reed Hastings, ficou revoltado com uma multa de 40 dólares que teve que pagar por esse motivo. Apesar dessa história nunca ter sido confirmada, a Netflix surgiu em abril de 1998 nos EUA, para resolver esse problema, facilitando o aluguel e devolução dos filmes, que tudo era feito pelos correios. Você solicitava o filme através do site na internet e o DVD era enviado para a sua casa, e depois o cliente devolvia pelos próprios correios.

O serviço foi expandido com entregas e coletas em domicílio em algumas cidades, onde um funcionário da empresa entregava e coletava os DVD’s na casa dos clientes. Em 1999, o serviço por assinatura foi criado, onde o cliente pagava um valor fixo por mês, assistia quantos filmes quissesse, e não arcava mais com multas por atraso. Aí o sistema começou a se expandir e crescer.

Streaming

Somente em 2007 que a empresa entrou no mercado de streaming como conhecemos hoje, nessa data já era uma potência do segmento, tendo recusado propostas de compra da Amazon e da “finada” Blockbuster (alguém se lembra dela?). De 2010 em diante começa a expansão global pelo Canadá, entrando no Brasil no ano seguinte. Atualmente a empresa tem seu streaming disponível em quase todos os países do mundo, produzindo centenas de horas de programação original. Uma outra curiosidade que muita gente não sabe é que cada país tem sua grade de programação, com títulos diferentes em cada um.

A Netflix não era necessariamente uma empresa de logística, mas começou utilizando a logística para atender seus clientes e revolucionar um mercado. A empresa dependeu por 10 anos exclusivamente de um excelente serviço de entregas e coletas para oferecer comodidade e fidelizar seus clientes e conseguir expandir em um mercado tão competitivo, pois não era dificil sair de casa e alugar um DVD na locadora do bairro.

A logística pode até não ser o negócio principal da sua empresa, mas é sempre importante pensá-la de forma estratégica, pois pode ser o diferencial que vai fazer a empresa crescer no mercado.

Ah, para finalizar, pode parecer incrível, mas o serviço de entregas de DVDs a domicílio ainda está disponível para os clientes americanos, no site DVD.com . Apesar de todo serviço ter voltado a ser feito pelos Correios, ele ainda gera um faturamento de quase 50 milhões de dólares por trimestre para a empresa. No ano de 2019 a empresa comemorou a marca de 5 bilhões de DVDs entregues através do serviço.