7 dicas para aumentar a sustentabilidade do seu armazém logístico

7 dicas para aumentar a sustentabilidade do seu armazém logístico

Confira as 7 dicas para aumentar a sustentabilidade do seu armazém logístico em vídeo:

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Introdução

Sustentabilidade é a palavra do momento né? Mas muito mais que uma palavra, é uma atitude que pode ajudar a mudarmos o futuro do planeta em que vivemos. Existem algumas atitudes simples que podem contribuir muito para a sua operação, pois além de melhorar a sustentabilidade e ajudar o planeta, ainda vai fazer você reduzir custos. Confira as dicas.

Melhore a iluminação

Trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED já deveria ter sido implantado em todas as empresas. As lâmpadas de LED, além de durarem mais e serem mais econômicas, também iluminam melhor os espaços. Outras duas sugestões para iluminação são sensores de presença nos locais onde acontece apenas passagem de pessoas, como corredores, banheiros e cozinhas e também a utilização de telhas translúcidas, que permitem a claridade do dia passar para dentro do armazém. Esse tipo de telha, quando bem utilizada pode gerar uma grande economia, já trabalhei em diversos galpões que não precisava de iluminação durante o dia, apenas a iluminação natural já era suficiente.

Faça o reaproveitamento de água da chuva

Normalmente a agua das chuvas escorre direto para o encanamento de esgoto, se misturando com ele, e deixando um recurso natural gratuito sem condições de aproveitamento. A água da chuva pode ser usada para descargas, limpeza de áreas, lavagem de veículos e irrigação de jardins e plantas. Para alguns usos pode demandar investimento, então o ideal é ser pensado no momento da construção do galpão. Mas já existem algumas estruturas externas que fazem essa captação para usos menos elaborados, o que já vai ser um avanço na operação.

Use empilhadeiras elétricas

Existem empilhadeiras elétricas e a combustão. As elétricas, além de serem mais econômicas, produzem menos barulho e também são limpas, não emitem gases para a atmosfera. O trabalho dentro de armazéns fechados com empilhadeiras a combustão costuma gerar um fumaceiro que ninguém merece, ou seja, já não é aconselhado, utilizar a elétrica vai melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários.

Reduza as impressões

Incentive os seus funcionários a pararem de imprimir tudo. Nem tudo precisamos guardar registros em papel hoje em dia. O mundo está digital, o ideal é tentar fazer o máximo possível dentro dos sistemas, e só imprimir o que for extremamente necessário. A economia de papel salva árvores e ajuda a melhorar a sustentabilidade da operação.

Evite comprar copos plásticos

Disponibilize para a sua equipe copos de vidros e canecas para o café. Pode ser feita uma ação oferecendo squeezes e canecas como brinde para os funcionários, até como parte do kit de entrada na empresa. O plástico demora mais de mil anos para se decompor na natureza, e uma pessoa trabalhando 8 horas por dia pode consumir mais de 8 copinhos de plásticos ao longo da jornada. Não quebra a mão de ninguém parar por 2 minutinhos e lavar o copo ou a caneca usada para ser usado novamente mais tarde.

Use energia solar

As dicas 1 e 3 seriam ainda mais efetivas se a sua operação utilizasse energia solar. O ideal é cada empresa ter a sua própria estação e ser autossuficiente, mas se o investimento da estrutura para a produção for muito alto e estiver fora da realidade da empresa nesse momento, já existem empresas especializadas em produzir a energia solar em grandes fazendas e comercializar para as outras empresas interessadas.

Reaproveite as embalagens

Sempre que possível, reaproveite as embalagens. Normalmente as caixas másters são jogadas fora após o descarregamento de produtos, mas elas podem ser reutilizadas diversas vezes até, literalmente não aguentarem mais. E aí é chegada a hora de enviarem para reciclagem, existem empresas que compram papelão, não é um valor alto, tá certo que depende do volume de papelão que a sua empresa movimenta, mas é um dinheiro que vai para o lixo, se você não o aproveita. Pode se rum bom reforço de caixa para as pequenas manutenções do dia a dia que sempre surgem nas unidades.

Conclusão

Cada dia que passa, os consumidores vão cobrar mais das empresas atitudes em prol da sustentabilidade. Essas sete dicas, são coisas simples, e que podem ser implantadas facilmente. Qualquer pequena atitude, já pode fazer diferença no futuro do nosso planeta.

Me diz aqui nos comentários, qual outra dica você tem para deixar o armazém mais sustentável?