7 dicas para planejamento de operações logísticas para BLACK FRIDAY

7 dicas para planejamento de operações logísticas para BLACK FRIDAY

Confira as 7 dicas para planejamento de operações logísticas em vídeo:

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Introdução

Quem trabalha com logística sabe que a Black Friday é um dos períodos de maior volumetria do ano, e que normalmente a operação vira uma loucura. Portanto o planejamento é essencial para sobreviver a esse pico de volumes sem sustos.

Recentemente saiu uma pesquisa da empresa Offerwise dizendo que o Brasileiro já está ansioso pela Black Friday, e pretende gastar 29% a mais esse ano do que no evento do ano passado. Para atrair esse cliente, a logística é essencial, e mais uma ferramenta de marketing. O oferecimento de serviços como frete grátis, entrega rápida, ou mesmo compre pelo site e retire na loja física, podem ajudar a impulsionar as vendas da empresa, e precisam ser bem planejados para funcionar bem e encantar o cliente.

7 dicas

Portanto aqui vão as dicas para a sua operação:

  • Não deixe para a última hora, comece a planejar o quanto antes, seu concorrente já está planejando.
  • Sente com o seu cliente, interno ou externo e veja quais são as previsões de vendas para o período, dessa forma, você conseguirá entender o que precisará fazer para aumentar a sua capacidade.
  • Não deixe para contratar pessoas de última hora, em cima da hora, os melhores profissionais já vão ter sido contratados, e não vai dar tempo de você treinar.
  • Se for contratar profissionais temporários, confira o artigo com as cinco super dicas para contratação de temporários que está disponível aqui no canal, clique aqui para conferir.
  • Da mesma forma que pessoas, lembre-se dos veículos e motoristas para transferência entre filiais e para entregas last mile, o mercado vai estar muito disputado, o quanto antes você contratar e fidelizar essa turma, menos você vai sofrer.
  • Lembre-se que o aumento de capacidade vai trazer a necessidade de mais equipamentos operacionais, então comece a cotar a compra ou aluguel desses equipamentos para ontem.
  • Faça um inventário do estoque antes do evento, para não correr o risco de subir para o site produtos com erro de estoque.

E a dica bônus é: Se você quiser se aprofundar ainda mais no planejamento, clique aqui para conhecer o livro “Planejamento de Operações Logísticas: Guia definitivo”, que eu escrevi juntando experiências de mais de dez anos, participando, acompanhando e ajudando empresas a se planejarem para esse período. O livro traz todos os aspectos que você precisa se preocupar para que o seu evento seja bem sucedido, abordando o antes, durante e o depois. Tenho certeza que seguindo o passo a passo do guia, o seu evento transcorrerá sem sustos.

E então pessoal, qual o aspecto que não pode faltar no planejamento para um evento como a Black Friday? Me diz aqui nos comentários qual foi o maior erro que você já viu as empresas cometerem nesse período.