4 sacadas para preparar a operação logística para a Black Friday

logistica black friday

4 sacadas para preparar a operação logística para a Black Friday

Logística e Black Friday

Estamos a menos de um mês da Black Friday. Como sempre acontece, é possível encontrar vários artigos abordando o assunto. O problema é que a maioria está direcionada para como vender mais, como atrair mais tráfego, como se precaver de fraudes nas vendas, entre outros temas, e quase nunca aparece algo relacionado a logística da operação.

É certo que o período exige uma demanda muito alta de planejamento de vendas e de estrutura do site. Acontece que, mesmo se a sua empresa vender muito, se não conseguir entregar os produtos para o seu cliente final (dentro do prazo, de preferência) de nada terá valido o esforço.

Por isso esse artigo traz 4 sacadas para planejar a sua operação para esse evento. Garanta o funcionamento sem surpresas no período de maior faturamento do ano. Logística e black friday bem planejadas podem ser o diferencial para o sucesso do fim do ano.

1)      Analise sua capacidade de armazenamento

Como o volume de vendas será maior, consequentemente, teremos um volume de compras maior e mais produtos armazenados em estoque. Você já verificou com o seu fornecedor quando será a entrega dos lotes de mercadorias? Qual a sua capacidade de armazenamento? Será possível estocar todos os produtos no espaço que tem disponível hoje?

2)      Capacidade de expedição

Quantos pedidos que a operação atual consegue expedir? Esse é um dado importante, pois a partir desse número pode-se avaliar se haverá necessidade de contratação de mão de obra extra e também se vai precisar de dilatar os prazos para os clientes.

3)      Necessidade de contratação de temporários

Com o aumento do volume da operação, será preciso contratar mais funcionários para o trabalho? Algumas empresas possuem uma burocracia muito grande para contratar com datas específicas para que o processo seja realizado.

Se for contratar empresas de terceirização de mão de obra, é importante mapear quais empresas podem oferecer esse serviço. Outros pontos são a disponibilidade dessas empresas e a necessidade de antecipação para que a solicitação seja atendida.

4)      Transportes

Vale a pena marcar uma reunião com as transportadoras que atendem a sua empresa e discutirem um plano de atendimento para o período. Há um aumento de volume considerável em todo o mercado nessa época, por isso o risco de gargalos nas operações de transportes é muito alto.

Convém acompanhar de perto o que está acontecendo no dia a dia. Caso esteja enfrentando problemas, pode ser necessário transferir a carga para outra transportadora. Você possui uma transportadora alternativa?

Quer saber primeiro sobre as atualizações do nosso site, inscreva-se em nossa lista.

 

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Conheça o livro sobre planejamento logístico para operações, clique aqui.