Conheça um importante indicador de transportes que a sua empresa não possui

Conheça um importante indicador de transportes que a sua empresa não possui

Conforme prometido na semana passada, hoje vou falar de um indicador pouco conhecido da maioria dos transportadores, o STD.

A sigla, em inglês significa Shipment to Delivery, ou seja do carregamento a entrega. Esse indicador mede a quantidade de dias que a transportadora demorou para entregar o produto desde o dia do carregamento no embarcador.

É um indicador interessante para ter a noção de tempo médio que a sua operação gasta para finalizar a entrega em cada região. Muito útil no momento de formulação de propostas de prazos para os clientes.

É medido em quantidade de dias, podendo ser úteis ou corridos.

A fórmula para o indicador em dias corridos é:

STD-300x38 Conheça um importante indicador de transportes que a sua empresa não possui

Para avaliar a operação deve-se utilizar a média do indicador para cada uma das entregas realizadas no período. De acordo com a fórmula abaixo:

STD-medio-300x58 Conheça um importante indicador de transportes que a sua empresa não possui

Exemplo:

Na tabela abaixo, temos 8 entregas que foram coletadas no mesmo dia e foram entregues em dias diferentes, de acordo com o seu destino. Para cada uma foi calculada o tempo gasto em dias para a entrega, encontrando o STD de cada pedido.

Exemplo-STD-300x216 Conheça um importante indicador de transportes que a sua empresa não possui

Para encontrarmos o STD médio dessa operação somamos todos os STD´s dos pedidos e dividimos pela quantidade de pedidos, fazendo uma média entre eles.

exemplo-STD-Medio-300x44 Conheça um importante indicador de transportes que a sua empresa não possui

Nesse exemplo o STD médio é de 4,5 dias corridos, que significa que em média a empresa leva 4,5 dias corridos para concluir as entregas.

Normalmente as operações de transportes são medidas em dias úteis. Dessa forma, você deveria usar o indicador de tempo médio em dias úteis. Para isso, você deve subtrair os fins de semana e feriados da sua contagem (apenas aqueles compreendidos no período entre a data da coleta e da entrega).

STD-dias-uteis-300x22 Conheça um importante indicador de transportes que a sua empresa não possui

Exemplo:

Exemplo-STD-dias-úteis-300x19 Conheça um importante indicador de transportes que a sua empresa não possui

Para o caso acima, o STD corrido seria de 7 dias, mas o STD para dias úteis apenas 4, pois houve o feriado e também o sábado e domingo.

Da mesma forma, para avaliar a operação em dias úteis utilizamos a média entre as entregas do período.

A sua operação de transportes utiliza o STD?

_______________________________

Toda sexta feira os leitores cadastrados na Lista Vip recebem o Lognews. Um resumo com as principais notícias de logística, do Brasil e do mundo, que foram destaque na semana.

Não perca tempo, inscreva-se agora e fique mais informado sobre o mundo da logística.

Você já me segue no Linkedin? Estou sempre publicando novos textos por lá com análises de temas importantes da logística. Clique aqui para ver meu perfil.