4 indicadores essenciais para sua operação de transportes
No mundo dos negócios é muito comum escutar a frase: “o que não é medido, não pode ser gerenciado”. É uma frase atribuída a muitos autores, sendo difícil até de precisar qual seria a sua origem.
De qualquer maneira o importante é o ensinamento que ela nos traz: precisamos ter métricas bem desenvolvidas para conseguir acompanhar o nosso negócio e embasar as tomadas de decisões.
Cada setor precisa ter seus indicadores chaves, ou KPI´s (key performance indicators) em inglês. E o mais importante é que eles precisam de trazer informações que sejam relevantes e que realmente ajudem na tomada de decisões. (veja mais sobre o assunto clicando aqui)
Nesse artigo iremos falar sobre os 4 principais indicadores para uma transportadora ou para você acompanhar a operação de transportes da sua empresa.
- OTIF (On Time In Full)
OTIF é um dos principais indicadores de performance existentes, ele mede a quantidade de entregas realizadas dentro do prazo, relacionado a tudo que foi transportado. Sempre trazendo um número percentual entre 0 e 100%. Quanto mais próximo de 100% você estiver, maior o número de entregas dentro do prazo a sua operação terá realizado.
Segue a fórmula para cálculo do indicador:
Algumas empresas costumam tirar da análise aqueles pedidos que não foram possíveis de serem entregues devido alguma ocorrência por culpa do cliente (podendo ser o cliente final ou o cliente embarcador).
Seguem alguns exemplos dessas ocorrências:
- Cliente Ausente
- Endereço não localizado
- Pedido recusado
- Entrega cancelada
- Sinistros(roubo, avaria, extravio)
Nesse caso a nova fórmula para cálculo seria:
É importante ressaltar que a sua maneira de calcular, deve ser igual à que seu cliente faz, para que você consiga enxergar a sua operação da mesma forma que ele e assim possam discutir números iguais.
- Eficiência de entrega
Esse é um indicador útil para medir a eficiência da sua operação. Ele traz o percentual de êxito das entregas que saíram para a rua no período analisado. Também traz um número entre 0 e 100.
Com esse número você consegue verificar a eficiência de cada motorista, de cada rota, de cada filial, ou mesmo de cada período, depende de qual a necessidade da análise. Quanto mais próximo de 100% você estiver, melhor a sua assertividade de planejamento de entregas por veículo.
Segue a fórmula para cálculo do indicador:
Ex: Se um veículo saiu com 30 entregas no dia e realizou 27, a eficiência dele naquele dia será de 90%.
Para esse indicador, as ocorrências podem justificar um baixo indicador, e também podem ser utilizadas para o cálculo. Nesse caso a fórmula ficaria assim:
O ideal é a medição dos dois indicadores, com e sem ocorrências, e avaliar se as ocorrências sem culpa da transportadora estão afetando a eficiência da operação.
- Sinistros
Um outro indicador interessante é a quantidade de sinistros por total transportado. Esse número é útil para verificar onde está a situação mais perigosa que a empresa está enfrentando, e pode ajudar no planejamento de escoltas ou operações especiais. Pode ser medido por bairro, por filial, por cliente.
O número é um percentual entre 0 e 100%. Quanto mais próximo de 0 indica que a sua operação está tendo menos ocorrências de assaltos.
Fórmula:
- Avarias
Este é um indicador que mede o cuidado que a sua empresa tem com os produtos do cliente. Com esse número é possível identificar qual filial, operação, ou até mesmo uma parte de processo, que precisa de um treinamento de reciclagem sobre manuseio e movimentação de materiais, ou até sobre organização de carga dentro de um caminhão.
O número é um percentual entre 0 e 100%. Quanto mais próximo de 0, indica que a operação está avariando menos produtos.
Formula:
A sua empresa calcula esses indicadores?
Conheça aqui o quinto indicador de transportes que a sua empresa deveria ter mas que a maior parte das pessoas não sabem que ele existe.
_______________________________
Toda sexta feira os leitores cadastrados na Lista Vip recebem o Lognews. Um resumo com as principais notícias de logística, do Brasil e do mundo, que foram destaque na semana.
Não perca tempo, inscreva-se agora e fique mais informado sobre o mundo da logística.
Você já me segue no Linkedin? Estou sempre publicando novos textos por lá com análises de temas importantes da logística. Clique aqui para ver meu perfil.