Classificando os destinatários
Sabia que uma forma boa de melhorar a eficiência da sua operação de distribuição é através da classificação de destinatários. Confira em vídeo:
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.
Uma boa forma de dividir a organização das operações de distribuição é através do tipo de destinatários.
Um modelo simples possui três destinatários diferentes:
-Pessoas físicas: Geralmente, 1 volume por NF. Normalmente qualquer pessoa da residência pode receber a entrega. Entregas feitas rapidamente.
-Pessoas Jurídicas: Em média, muito mais de 1 volume por NF. Pessoa específica para receber em cada empresa, podendo ser entregue apenas em horário comercial, pode haver dificuldade de estacionamento perto. Entrega um pouco mais demorada.
-Recebedores especiais: (Grandes redes varejistas, estatais e órgãos públicos, universidades, grandes indústrias etc.) Esses são os mais complicados de atender e que demandam um planejamento especial para serem feitas. Horário de agendamento, preenchimento de sistemas, utilização de EPI´s, fila de espera, capatazia, padrão de paletização e separação.
É fato que logística não é uma ciência exata e cada transportadora deve entender qual sistema funciona melhor. Em algumas rotas/destinatários será possível separar, em outras o ideal é que seja feita uma combinação de recebedores para maximizar o número de entregas e utilização do carro.
Esse tipo de divisão pode ajudar e muito a melhorar a eficiência da sua operação de distribuição.
E aí, como a sua transportadora divide os recebedores?