Crise na China, Sucesso no Brasil

Crise na China, Sucesso no Brasil

network-3537401_1920-1024x683 Crise na China, Sucesso no Brasil

É muito interessante quando conseguimos enxergar como a globalização tornou o mundo menor e as cadeias de suprimentos ficaram mais interconectadas.

Um exemplo recente é peste suína na China. Desde o meio do ano passado, o número de animais infectados tem crescido no país, o que, infelizmente, tem levado os produtores a sacrificarem os animais. De acordo com os estudos, cerca de 35% do rebanho suíno chinês já foi infectado e esse número ainda pode crescer.

Com isso, a exportação de carne de porco do Brasil para a China está batendo recordes. Em abril desse ano, aumentou mais de 40% em relação ao ano passado.

Por outro lado, com a maior demanda internacional pelo produto,o preço da carne de porco internamente já está subindo, já se fala em mais de 17% de aumento para o consumo interno.

Outro setor afetado foi o de exportação de soja. A soja é utilizada para fabricar a ração animal.A China é compradora de cerca de 80% da soja exportada pelo Brasil. Com um rebanho menor, menos ração será necessária, e consequentemente menos soja. Com isso, são esperadas reduções nos números do setor.

E nessa análise, consideramos apenas uma variável. A guerra comercial entre EUA e China, pode impulsionar a compra de soja no Brasil, e aí o cenário já muda.

_______________________________

Toda sexta feira os leitores cadastrados na Lista Vip recebem o Lognews, um resumo com as principais notícias de logística, do Brasil e do mundo, que foram destaque na semana.

Não perca tempo, inscreva-se agora e fique mais informado sobre o mundo da logística.

Você já me segue no Linkedin? Estou sempre publicando novos textos por lá com análises de temas importantes e novos conceitos. Clique aqui para ver meu perfil.