Os 10 maiores aeroportos do Brasil

maiores aeroportos do brasil

Os 10 maiores aeroportos do Brasil

Os maiores aeroportos do Brasil, se você quiser ver esse conteúdo em vídeo, confira:

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Transporte de passageiros também é logística, e um dos temas interessantes do nosso setor, que eu gosto muito. Recentemente publicamos aqui no site a lista com os maiores aeroportos do mundo (link logo abaixo). E um questionamento que ficou foi, e os brasileiros? Quais são os maiores aeroportos brasileiros e quão longe dos maiores do mundo a gente está?

Os 10 maiores aeroportos do mundo

Vamos então ja começar com a lista dos maiores aeroportos do Brasil:

10 –  Aeroporto de Salvador (SSA)

O Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães aparece na décima posição com 7,2 milhões de passageiros transportados. Cresceu 10,6% comparado com o ano de 2022. Recentemente teve novos voos internacionais anunciados para o segundo semestre desse ano, deve continuar crescendo em 2024.

9 – Aeroporto de Porto Alegre (POA)

O aeroporto Internacional Salgado Filho, ficou com a nona posição, com 7,5 milhões de passageiros transportados em 2023. Cresceu 13.7% em relação ao ano anterior. Mas infelizmente essa situação não vai se manter. Devido a tragédia das enchentes no sul, o aeroporto foi completamente inundado, e está interditado, sem previsão de retornar a operação. Então, em 2024 ele deve despencar no ranking. Temos um vídeo no canal onde discuti um pouco mais sobre a situação do aeroporto e o que deve acontecer com ele. Clique aqui para assistir.

8 – Aeroporto Galeão (GIG)

O aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim é um dos grandes vencedores de 2023. Depois de uma manobra política governamental que restringiu as operações no Santos Dummont, grande parte dos voos para a cidade do Rio de Janeiro foram transferidos para o Galeão. Isso fez com que a quantidade de passageiros aumentasse em 34% comparado com o ano anterior, chegando a marca de 7,9 milhões de passageiros. Esse movimento gerou efeitos maiores no segundo semestre, o que gera uma expectativa grande do movimento consolidado de 2024. Esse aeroporto já é o segundo maior do Brasil em viagens internacionais, e o aumento de voos deve ajudar também a continuar subindo no ranking geral.

7 – Recife (REC)

O aeroporto internacional Gilberto Freyre vem na sétima posição com 9 milhões de passageiros transportados em 2023, um crescimento de 4,6% comparado ao ano anterior. Se consolida cada vez mais como o principal Hub de passageiros no nordeste do Brasil.

6 – Aeroporto Confins (CNF)

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte, ficou na sexta posição com 10,3 milhões de passageiros transportados em 2023, crescendo 10,2% comparado ao ano anterior.

5 – Santos Dumont (SDU)

O aeroporto Santos Dumont foi o quinto mais movimentado, com 11,4 milhões de passageiros transportados em 2023, tendo crescido 12,4% em relação a 2022. Com a redução dos voos que foi implementada no segundo semestre do ano passado, como eu disse quando falei do Galeão, ele deve reduzir um pouco o movimento agora em 2024, fica a expectativa de quanto vai ser essa redução.

4 – Aeroporto de Viracopos (VCP)

O aeroporto Internacional de Viracopos , localizado em Campinas, interior de São Paulo, vem em um impressionante quarto lugar. Transportou em 2023, 12,3 milhões de passageiros, crescendo 3.6% em relação ao ano anterior. É o principal hub da companhia aérea Azul, e é impressionante como ela conseguiu expandir a movimentação desse aeroporto que em 2007, antes da fundação da empresa tinha transportado cerda de 1 milhão de passageiros, então, cresceu mais de 12 vezes em 15 anos. Além disso é um grande hub de cargas para o país, sendo responsável por cerca de 18% das cargas movimentadas nos aeroportos brasileiros.

3 –  Aeroporto de Brasilia (BSB)

O Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek vem no terceiro lugar do nosso pódio. Com 14,8 milhões de passageiros transportados em 2023, tendo crescido 10.3% comparado ao ano anterior.

2 – Aeroporto de Congonhas (CGH)

O aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, ficou com a vice liderança, tendo transportado 22,4 milhões de passageiros, um incrível crescimento de 23.3% em relação ao ano anterior.  A concessionária espanhola AENA, assumiu recentemente a concessão e tem feito um grande esforço para utilizar ao máximo a estrutura do aeroporto encravado no meio da maior cidade do Brasil. O movimento já está semelhante ao de 2019, ano anterior ao da pandemia que paralisou todo o setor aéreo. A concessionária também já anunciou o ambicioso plano de reforma e modernização do aeroporto, para ampliar sua capacidade e dar mais conforto aos usuários. Vai ficar muito bonito, e eu também fiz um vídeo contando tudo sobre essa reforma, link também na descrição.

1 – Aeroporto de Guarulhos (GRU)

O nosso grande campeão, como você já deve imaginar é o gigante Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, localizado na cidade de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. O aeroporto transportou 41,2 milhões de passageiros em 2023, com um crescimento de 19.1% em comparação com o ano anterior. O aeroporto só está 4% abaixo do volume de 2019, antes da pandemia, e deve superar agora em 2024. Como principal Hub internacional do Brasil, o volume de passageiros internacional cresceu 28% em 2023. E somente no doméstico foram mais de 27 milhões de pessoas, já seria o maior do Brasil.

Esses são os maiores aeroportos do Brasil. Para 2024, a expectativa é o volume total de passageiros no Brasil continuar crescendo, atingindo os níveis de 2019. Mas vamos precisar acompanhar os números, pois teremos um grande baque com o fechamento do aeroporto de Porto Alegre. Vai ser interessante ver como vão ficar os números do Galeão e Santos Dummont, com o ano inteiro já com a mudança.

Uma menção honrosa para essa lista vai para o belíssimo aeroporto de Florianólis, que transportou 3,9 milhões de passageiros em 2023, ficando com o décimo terceiro lugar e crescendo 16.6% em relação ao ano anterior. Essa homenagem vai por ele ter sido eleito o melhor aeroporto do Brasil em 2023 pelo prêmio Aviação + Brasil, já é a quarta vez seguida que ele ganha. E com a interrupção do Salgado Filho, o aeroporto tem ganhado importância e aumentado a movimentação, devendo ultrapassar o aeroporto de Curitiba (11º) e se consolidar como o principal hub do sul do Brasil.

E comparado com o mundo, como o Brasil está?

Bem distante ainda. Como vimos no artigo sobre os 10 maiores do mundo, o aeroporto que ficou na décima posição, transportou 72,2 milhões de passageiros, quase o dobro do aeroporto de Guarulhos. Se somássemos os três aeroportos do estado de SP, Guarulhos, Congonhas e Viracopos, daria cerca de 75,8 milhões de passageiros, o que levaria esse mega complexo para a oitava posição do ranking apenas. Ou seja, ainda temos que crescer muito para figurar no ranking dos maiores do mundo.

O mercado de aviação do Brasil ainda tem muito potencial para crescer, mas temos grandes desafios. Interessante a lista né? Você sentiu falta de algum aeroporto nessa lista? O que você acha que vai acontecer com esse ranking em 2024?

 


Clique aqui para conhecer os nossos cursos


Inscreva-se em nossa Lista VIP para receber atualizações em primeira mão sobre o nosso site, sobre a logística em geral e claro, promoções especiais e parcerias.

Processando
Successo! Você foi adicionado(a) à lista com sucesso!