Um choque de realidade

Paralisação na Holanda

Um choque de realidade

O brasileiro quando chega no aeroporto de Schiphol em Amsterdam já toma um choque de realidade ali mesmo, sem precisar sair.

Dentro do aeroporto tem uma estação onde é possível pegar trens para a maior parte das cidades da Holanda. E ela funciona 24h.

Trem-schiphol-300x225 Um choque de realidade

Foto que tirei na estação do aeroporto

Como estou morando em Rotterdam, a viagem demora pouco mais de uma hora nos trens paradores. Em alguns horários tem viagens diretas que gastam menos de 40 minutos. O custo da passagem é de apenas €13,50 (pode parecer muito se convertermos para o real, mas temos que lembrar que a população aqui ganha em euros).

Os horários das viagens são frequentes, com intervalos de no máximo uma hora durante a madrugada. Se você quer ir pra Amsterdam os trens saem a cada 20 minutos. E demoram menos de 15 minutos até o centro da cidade.

Isso me lembra bem quando tinha que chegar no aeroporto de Confins( Belo Horizonte/MG) e ir visitar meus pais em Itabira. Uma hora e meia de viagem do aeroporto até a rodoviária de BH. Depois, pelo menos mais duas horas e meia até Itabira. Isso contando com a sorte na terrível BR 381. E olha que são apenas 100km.

4 horas de viagem se os horários batessem certinho, mas normalmente bem mais do que isso.

Tempo é dinheiro, é produtividade, é descanso, é lazer.

Ainda temos muito a aprender.

_______________________________

Toda sexta feira os leitores cadastrados na Lista Vip recebem o Lognews, um resumo com as principais notícias de logística, do Brasil e do mundo, que foram destaque na semana.

Não perca tempo, inscreva-se agora e fique mais informado sobre o mundo da logística.