Você já ouviu falar de Blockchain?
Você sabe o que é blockchain?
Recentemente temos ouvido muito se falar em blockchain. Diversas pessoas viram a cara quando se começa a falar nesse assunto, pensando que está relacionado a criptomoedas. De fato, não deixa de estar, pois o surgimento do primeiro modelo de blockchain aconteceu com o Bitcoin. Mas isso não significa que o uso esteja restrito apenas a esse tipo de negócio.
O blockchain é uma tecnologia de registro de informações que tem como uma das suas principais características a descentralização, ou seja, não é gerido por uma pessoa ou empresa, isso torna o sistema mais seguro e transparente. Outro ponto importante é que após registrada, a informação não pode mais ser alterada ou apagada. Qualquer mudança no sistema fica registrado e visível para todos os que tiverem acesso ao sistema.
Na prática, serve para reduzir qualquer tipo de burocracia existente em qualquer fluxo. Como a informação é segura, e não pode ser alterada nem excluída, elimina-se a necessidade de contratação de uma terceira parte para fiscalizar e auditar as informações trocadas entre dois usuários. No caso aqui, pode-se entender usuário como qualquer parte de uma relação de trocas de informações. Pode ser entre duas pessoas, entre setores de uma mesma empresa, entre empresas diferentes, entre governos, entre pessoas e empresas, pessoas e governo, governo e empresas, ou qualquer outro tipo de troca de informação.
Fique por dentro!
Se você nunca ouviu falar, ou tem pouco conhecimento, sugiro acompanhar e ficar por dentro das últimas notícias sobre o assunto. Diversas grandes empresas já estão pelo menos na fase de pesquisa e testes para a implantação. Várias já tem o sistema funcionando com grandes economias de tempo e recursos.
Para quem é cético e acha que esse futuro está muito distante, uma pesquisa da PWC com 600 executivos em 15 países diagnosticou que 84% das empresas desse grupo tinham algum projeto envolvido com blockchain em algum estágio de maturação.
Veja alguns exemplos de grandes empresas que saíram na mídia recentemente:
(Dica: se você clicar na imagem, abrirá o link da notícia)
E não são apenas as empresas que estão procurando se envolver com essa nova tecnologia para redução de burocracias. A Holanda, por exemplo, tem várias iniciativas governamentais em pesquisa e testes para serem implantadas. Como mostra a figura abaixo:
Como podemos ver, esse realmente é o assunto do momento. O blockchain veio para revolucionar diversos setores tradicionais da nossa vida como o governo, logística e transportes e até quem diria, o mercado imobiliário.
Mercado Imobiliário
O mercado de imóveis é muito tradicional e antigo, assim como certas práticas que até hoje, ainda são muito burocráticas. É comum relatos de pessoas com dificuldades para comprar, vender ou alugar imóveis.
Por isso, duas das maiores empresas europeias de administração de propriedades se juntaram e decidiram criar uma solução para facilitar e desburocratizar o acesso a esse mercado. Verificando o avanço, a segurança e transparência que o blockchain proporciona, as duas empresas criaram a Dominium.
Dominium é a primeira plataforma global de transações imobiliárias no blockchain. Através dessa plataforma será possível comprar, vender, alugar, financiar, imóveis e títulos. As transações serão feitas através dos DOM tokens. Um token criado exclusivamente para ser usado na platafora. Ele pode ser comprado com dinheiro ou até mesmo com criptomoedas. (clique aqui, cadastre-se e ganhe 25 DOM tokens)
Estou acreditando muito nesse projeto, e vejo muito potencial de sucesso. O ITO (Initial Token Offering, ou oferta inicial de tokens) está no início, portanto os tokens estão em um preço acessível. Nessa primeira fase, 60% abaixo dos valores da última fase. Vale a pena conferir e participar logo no início, para se aproveitar da valorização futura.
O vídeo abaixo traz mais informações.
Não perca essa oportunidade. Clique aqui agora e faça o seu cadastro e participe dessa revolução no mercado imobiliário.
_______________________________
Gostou do texto? Inscreva-se em nossa lista VIP para receber os nossos melhores conteúdos em primeira mão.