8 motivos para você trabalhar no setor de logística

8 motivos para você trabalhar no setor de logística

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

1) Novas oportunidades serão abertas em 2018

2018 é um ano de retomada da economia, a previsão de crescimento do PIB é próximo de 3%, segundo analistas. A indústria deve puxar a retomada, criando vários empregos. Além do ecommerce que também tem previsão de continuar crescendo. Tanto a indústria quanto o ecommerce dependem muito de profissionais de logística para que seus processos sejam mais eficientes, então a expectativa é que muitas vagas sejam abertas durante o ano. Principalmente no segundo semestre.

2) Disponibilidade de empregos para pessoas de todos os níveis educacionais

Pode parecer complicado trabalhar com logística e requerer muitos conhecimentos, mas isso depende muito de em qual área/setor você for entrar. Motoristas, ajudantes de carga e descarga, conferentes, operadores de empilhadeiras, assistentes, todos são parte da equipe de logística. Também são contemplados cargos de média responsabilidade, como encarregados, supervisores e coordenadores. Até as funções estratégicas de gerentes e diretores.

3) As oportunidades de crescimento são grandes

Como temos possibilidade de entrada em vários níveis, oportunidades para crescimento na empresa são comuns. Esse setor é conhecido por treinar as pessoas e dar a elas a possibilidade de desenvolver a carreira na empresa. Eu mesmo conheço diversos casos de gerentes ou supervisores que começaram a sua carreira como ajudantes de armazém, em alguns casos até terceirizados. Em uma empresa que trabalhei, eu escutei: “a velocidade do seu crescimento na empresa depende diretamente do seu comprometimento e entregas das metas estabelecidas”.

4) A carreira em logística pode ser iniciada em qualquer localidade

Você não precisa se deslocar para um grande centro para iniciar sua carreira em logística. Até em cidades menores, as pessoas e empresas precisam de receber seus produtos, as indústrias precisam fazer a gestão da movimentação de materiais, existe necessidade de deslocamento de pessoas pela cidade. Então tudo pode gerar uma oportunidade de trabalho nesse setor. De qualquer forma, alguns lugares são reconhecidos como centros de atividades logísticas em nosso país, exemplo:

  • Toda a região localizada entre as cidades de São Paulo e Campinas, com muitos armazéns de grandes empresas e empresas de logística.
  • Região de Uberlândia em MG, conhecido polo de empresas atacadistas, sede de 3 das 5 maiores do Brasil
  • Região de Suape próximo a Recife, um dos principais portos do Nordeste, a cidade de Recife situa-se em um ponto “central” da região, estando a 800km de Salvador e a mesma distancia de Fortaleza em outro extremo.
  • Entre outras com grandes concentrações de industrias, como Manaus-AM, Anápolis-GO, Camaçari-BA, Contagem e Betim/MG, Duque de Caxias-RJ.

5) O dia a dia raramente é rotineiro

Quem trabalha com logística está acostumado a ter que resolver diversos problemas todos os dias. Nunca um dia é igual ao outro. A grande variedade de atividades a serem feitas e o alto grau de decisões de última hora que precisam ser tomadas, sempre mantém o trabalho interessante. Além disso, várias empresas trabalham com uma ampla variedade de operações e produtos.

6) Oportunidades para mulheres estão expandindo nesse setor

A logística é conhecida por ser um setor que normalmente é dominado por homens, mas esse panorama vem mudando recentemente. Já está sendo comum encontrar mulheres em todos os níveis da empresa, desde as atividades manuais em armazém até ao posicionamento estratégico em diretorias. Recentemente, eu tive a oportunidade de visitar o armazém de um operador logístico que possuía mais de 60% dos funcionários do sexo feminino.

7) Interface com todas os setores da empresa

Quem trabalha com logística fica responsável pela movimentação dos materiais da empresa, tanto dentro quanto fora. Dessa forma o profissional tem contato com praticamente todas as áreas, comercial, financeiro, administrativo, recursos humanos, jurídico, entre outros. O que ajuda a ampliar o conhecimento sobre o funcionamento de uma firma e te deixa preparado para a necessidade de atuar em outros setores.

8) As pessoas desenvolvem um forte laço entre colegas de trabalho

Muita gente que trabalha em logística cita que os colegas de trabalho são uns dos grandes pilares desse setor. As dificuldades e pressões enfrentadas acaba fortalecendo o relacionamento dos trabalhadores e criando amizades que serão mantidas pelo resto da vida. É normal o dia a dia ser muito cheio de trabalho e desafiador, mas quem trabalha assim acaba desenvolvendo um orgulho muito grande do seu serviço quando finalizado.

 

Gostou do texto? Inscreva-se em nossa lista VIP para receber os nossos melhores conteúdos em primeira mão.