Novo Marketplace dos Correios – Confira tudo aqui

Marketplace dos Correios

Novo Marketplace dos Correios – Confira tudo aqui

Novo Marketplace dos correios – Confira esse conteúdo também em vídeo:

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

O que é um Marketplace?

Marketplace é como se fosse um shopping virtual, onde a empresa cria um site que é uma plataforma para outros lojistas poderem vender dentro dela. As grandes empresas do ecommerce hoje já trabalham assim. Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza, Americanas, todas essas empresas vendem seus produtos no site, mas também são Marketplaces, onde você pode montar a sua loja dentro do site deles e vender os seus próprios produtos, se aproveitando do fluxo de clientes que entram no site diariamente.

Eu tenho comentado bastante aqui no site e também no canal sobre o movimento natural dos sites de ecommerce que é trazer a logística para a estratégia de negócios da empresa. Todos os maiores estão montando a sua própria estrutura logística, para não depender tanto de outras empresas, e nem utilizar a mesma estrutura que os concorrentes. Já temos vários vídeos no canal sobre isso, já falei do Mercado livre virar empresa de logística, da Magalog, da disputa entre eles para quem entrega mais rápido, recentemente um vídeo aqui com as empresas que mais ocupam galpões logístico no Brasil e o Mercado livre é o primeiro lugar, com mais de um milhão de metros quadrados ocupados. Com toda essa estrutura montada, nada mais natural do que oferecer também o serviço de logística para as empresas que vendem através da plataforma. A maioria dessas empresas oferece armazenagem, gestão de estoques, separação de pedidos e o próprio serviço de entrega ao cliente. Facilita demais para os vendedores né?

O Marketplace dos Correios

Agora o interessante é os Correios, fazerem o movimento inverso, já possui a estrutura logística, agora vaei construir um canal de vendas. Seria algo como o Correios Shopping. Ainda não tem um nome definido para o marketplace, ou pelo menos não foi divulgado, esse eu que inventei aqui. Mas a ideia é criar um site totalmente novo, que ofereça diversos produtos. Aparentemente os Correios não vão vender seus próprios produtos, mas apenas ser marketplace mesmo, onde qualquer pessoa poderia criar a sua loja e vender através da plataforma, como acontece nos concorrentes. De acordo com o presidente da empresa, já estão em contatos com grandes varejistas para serem os âncoras desse projeto, mas que a ideia é ser mais um local para os pequenos emprendedores do Brasil poderem aumentar suas vendas.

O presidente também disse que todas as vendas geradas através do site seriam entregues pela empresa, e aqui que começa o problema. Hoje se você pudesse escolher, pela entrega própria de uma das empresas de ecommerce ou através dos correios, por qual você escolheria? Apesar de ser a empresa de logística com maior capilaridade no Brasil, atendendo a 100% dos municípios, a reputação dos Correios não é das melhores, e acumulam milhares de reclamações em todos os portais possíveis. Um serviço como o Sedex, que é o premium dos Correios com preço super alto, entre BH e SP tem costumado levar 3-4 dias para entregar. Um serviço que já foi feito no dia seguinte em anos anteriores. E como vai competir com os outros marketplaces que já conseguem entregar no mesmo dia em diversas localidades, e nas principais cidades do Brasil já estão oferecendo as entregas para o dia seguinte? 

Chama a atenção essa história ter sido requentada pela presidente dos correios pouco tempo depois do anúncio que em 2024 a estatal teve um prejuízo de 2,13 bilhões. Vai ter dinheiro para investir em tecnologia, em estrutura, e tudo que for necessário para oferecer para os clientes, no caso tanto o cliente final quando os clientes lojistas, um serviço de qualidade que valha a pena realizar a compra? 

Fiz uma rápida pesquisa e parece que desde 2021 já se fala sobre esse marketplace dos correios, ano passado foi anunciado de forma oficial, mas até hoje é somente um projeto. O presidente falou agora sobre isso novamente, mas sem nenhum detalhe de como vai ser e qual a estratégia da empresa. Somente se fala na diversificação de receitas e ampliação do faturamento da empresa. 

Realmente seria um bom alívio para o caixa da empresa essa nova forma de receitas, mas o principal é justamente será que os clientes vão ter o apetite de comprar nessa plataforma sabendo que as entregas vão ser realizadas somente pelos correios? Quero saber a sua opinião, você compraria? Como tem sido as suas últimas experiências com o serviço dos correios? Vale a pena lançar o marketplace?

Antes de encerrar, quero convidar a vocês a conhecerem a formação Logística: Os primeiros passos, é perfeita para quem quer entrar de vez no mundo da logística com um curso direto ao ponto, prático e que já faz diferença no seu próximo dia de trabalho! São mais de 7 horas de conteúdo para você aprender onde e quando quiser. Conteúdo todo disponível imediatamente após o pagamento, confira aqui.

 


Clique aqui para conhecer os nossos cursos


Inscreva-se em nossa Lista VIP para receber atualizações em primeira mão sobre o nosso site, sobre a logística em geral e claro, promoções especiais e parcerias.

Processando
Successo! Você foi adicionado(a) à lista com sucesso!