Regulamentados os Patinetes compartilhados em BH
Nos dias que passei em Belo Horizonte, vi muitas pessoas usando os patinetes compartilhados. Alguns se divertiam, outros chegavam mais rápido em seus destinos e outros pareciam estar satisfeitos por terem um auxílio para subir os diversos morros que a cidade possui.
BH foi a primeira cidade do Brasil a regulamentar os serviços de compartilhamento de patinetes (também entraram na lei bicicletas, skates e patins). A proposta foi aprovada ontem, por unanimidade na câmara de vereadores.
Um dos pontos que achei mais interessante sobre a legislação é que as empresas deverão compartilhar com a prefeitura os dados de uso dos equipamentos (de forma macro), como os trajetos mais utilizados e tempo de uso.
Se a administração pública for inteligente, esses dados serão importantes para a formulação de políticas públicas de mobilidade e verificar a necessidade de criação de ciclovias.
O único ponto polêmico ainda em aberto, mesmo com o projeto de lei, é sobre a necessidade de utilização de capacete ou outros equipamentos de segurança, que só pode ser definido pelo executivo.
Precisamos agora cobrar a prefeitura a melhoria na infraestrutura e instalação de mais ciclovias.
Parabéns aos vereadores da cidade, especialmente ao Gabriel Azevedo, autor da lei.
_______________________________
Toda sexta feira os leitores cadastrados na Lista Vip recebem o Lognews, um resumo com as principais notícias de logística, do Brasil e do mundo, que foram destaque na semana.
Não perca tempo, inscreva-se agora e fique mais informado sobre o mundo da logística.
Você já me segue no Linkedin? Estou sempre publicando novos textos por lá com análises de temas importantes e novos conceitos. Clique aqui para ver meu perfil.