Picking x Packing – Qual a diferença?
Picking x Packing – Qual a diferença? Confira esse artigo em vídeo:
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.
Na logística, picking e packing são dois processos distintos, relacionados à separação e embalagem de mercadorias. Aqui está a diferença entre eles:
Picking: Traduzindo literalmente do inglês, temos que picking significa pegar, selecionar ou coletar, portanto, o picking é o processo de coletar os itens específicos de um estoque para atender a um pedido do cliente. Geralmente, ocorre em armazéns ou centros de distribuição. Durante o picking, os funcionários são responsáveis por percorrer a área de estoque e selecionar os produtos corretos, com base nas informações do pedido, como quantidade e SKU, se você não sabe o que é SKU, temos um vídeo aqui no canal falando sobre isso, o link vai estar na descrição.
Packing: A tradução da palavra packing seria embalar, nesse caso, o packing refere-se ao processo de embalar os produtos coletados durante o picking. É nessa etapa que os itens são organizados, acondicionados em caixas ou contêineres apropriados e preparados para o envio ao cliente. O packing pode envolver a utilização de materiais de proteção, como papel bolha, isopor ou enchimentos para evitar danos durante o transporte.
Em resumo, o picking, acontece primeiro e é o processo de seleção e coleta dos itens no estoque, enquanto o packing, acontece logo depois do picking é o processo de embalagem desses itens para envio ao cliente. Ambos os processos são essenciais na logística para garantir a precisão e a integridade das remessas, além de agilizar o processo de atendimento de pedidos. Depois de passar por esses dois processos, as mercadorias estão prontas para serem expedidas e enviadas para os clientes.
Lembrando que ambos os processos podem ser feitos para pedidos com um item ou com diversos itens, vai depender do modelo de operação que a sua empresa utiliza.
Pronto para impulsionar sua carreira na logística? Visite a nossa página de cursos e dê o próximo passo para se tornar um especialista na gestão de cadeia de suprimentos. Não deixe essa oportunidade escapar – comece sua jornada de aprendizado hoje mesmo!
Clique aqui para conhecer os nossos cursos
Inscreva-se em nossa Lista VIP para receber atualizações em primeira mão sobre o nosso site, sobre a logística em geral e claro, promoções especiais e parcerias.