Técnico, Tecnólogo ou Bacharel em logística? Qual escolher?
Tecnólogo em logística? Técnico, ou Bacharel? São várias opções de curso, mas qual é o melhor para você escolher? Confira esse conteúdo em vídeo no nosso canal:
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.
A dúvida
Recebemos no comentário de um dos nossos vídeos no canal a seguinte pergunta do José Aparecido: Faço o curso de Logística Empresarial ou Técnico em Logística? No artigo de hoje eu vou responder a essa pergunta, explicando a diferença entre cursos técnicos, tecnólogo e superior. E também como definir qual deles escolher para cursar.
Eu sou um entusiasta do estudo e da educação, sempre estou disposto a discutir, aprender e ensinar. Portanto, fico muito feliz quando as pessoas estão buscando evoluir profissionalmente, e escolher uma boa formação acadêmica pode ajudar nesse intuito.
Quando resolvemos fazer um curso para melhorar nossas habilidades teóricas em um determinado tema, sempre vem a dúvida, qual opção escolher: técnico em logística, tecnólogo em logística ou bacharelado/licenciatura em logística? É uma dúvida comum, pois existem sim diferenças entre essas modalidades.
Curso Técnico em Logística
O curso técnico é considerado um curso de nível médio, e tem o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos práticos e teóricos de uma determinada área. Não há exigência para o aluno ter finalizado o ensino médio, e pode ser cursado ao mesmo tempo. A duração pode variar de um ano e meio até três anos, dependendo do curso escolhido e também da carga horária da escola. Normalmente, para a conclusão do curso técnico é necessário algum estágio na área do curso, o que facilita bastante na abertura de portas. Muitos profissionais acabam sendo contratados logo após o período do estágio, ou se caso não sejam, já saem com alguma experiência de trabalho.
Curso Tecnólogo em Logística
Já o curso tecnólogo em logística, tem a mesma ideia de aliar teoria e prática, voltado mais para o mercado de trabalho, mas acaba aprofundando mais nos assuntos que o técnico e por isso é considerado um curso de nível superior em tecnologia. Para ingressar é obrigatório que o estudante tenha concluído o ensino médio. A duração pode variar de 2 a 4 anos, dependendo da carga horária da escola e do curso escolhido. Para finalizar, o aluno precisa de realizar um estágio ou um trabalho de conclusão de curso (o famoso TCC), aí vai depender de cada escola, qual a exigência dela. Para o estágio, a situação é a mesma do técnico, uma boa oportunidade para abrir portas, já o TCC é uma oportunidade para o estudante aprofundar mais em teorias e também entender se a vida acadêmica é uma boa escolha. Ao concluir o curso, além do mercado de trabalho formal, o profissional está apto a prestar concursos de níveis superior e também entrar em uma pós graduação se desejar continuar estudando.
Curso Bacharel em Logística
Já o bacharelado e a licenciatura, também são cursos de nível superior, e exigem a conclusão do ensino médio para o ingresso. O curso pode durar de 3 até 6 anos, dependo da grade curricular e da faculdade escolhida. O curso de bacharelado tem uma formação mais generalista que o tecnólogo, com uma carga mais teórica. Para algumas profissões como advocacia, engenharia ou medicina, o bacheralado é obrigatório para exercer a profissão, no nosso caso na logística não é. Já no caso da licenciatura, é mais para profissionais que vão exercer a função de professor, como por exemplo biologia, química, letras, matemática.Da mesma forma que o técnologo, para finalizar o curso, pode ser exigido um TCC ou um estágio, de acordo com as regras de cada instituição. E o aluno graduado, pode partir para uma pós graduação, ou mesmo também prestar concursos de nível superior, além de obviamente poder trabalhar em qualquer empresa.
Como escolher entre eles?
Bom, isso vai depender do seu momento de vida atual, e dos seus objetivos profissionais. É importante também olhar o custo de cada um desses cursos e como eles se encaixam no seu orçamento atual. Não se esqueça de verificar se o curso e a instituição escolhida são autorizadas pelo MEC. Algumas escolas disponibilizam toda a grade curricular e também os professores das matérias, pode ser também uma boa ajuda para definir qual curso é melhor, de acordo com suas prioridades.
Qualquer um desses cursos pode ajudar a turbinar o seu currículo, ajudando na sua formação e consequentemente alavancando a sua carreira. De posse dessas informações é só escolher aquele que combina mais com você e começar.
Então José Aparecido, está respondido a sua pergunta? E você ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Estou sempre avaliando os comentáros, então se você tiver alguma pergunta sobre logística, deixe aqui nos comentários que pode virar um tema de vídeo também.