5 dicas para estoquista iniciante

5 dicas para estoquista iniciante

Confira as 5 dicas para um estoquista iniciante em video

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

 

Introdução

A função de estoquista é muito importante para uma empresa. Normalmente ele trabalha em um local onde não se tem muitos profissionais de logística, então, ele é o responsável por gerir o estoque daquela unidade. Um exemplo são os estoquistas das lojas de varejo, o popular comércio.

Mas se você quer saber tudo sobre o que o estoquista faz, e qual o salário dessa função, nós temos um artigo aqui no site contando isso e muito mais sobre esse cargo. Clique aqui para conferir esse artigo.

Vamos as dicas para você se dar bem nessa função:

  1. Atenção

Preste muita atenção em tudo que estiver fazendo. O controle de entradas e saídas é uma das atividades mais importantes. Algumas empresas possuem sistemas para auxiliar, já em outras o controle é em excel ou até manual em cadernos. O importante é cuidar para que toda a entrada e saída tenha seu registro real, para que o estoque seja controlado.

  1. Organização

Quanto mais organizado for o setor que você trabalha, mais fácil será o seu dia a dia. Comece separando os produtos de acordo com os tipos e organizando o armazém por ruas, prédios e apartamentos. Se você quiser mais dicas de como organizar o seu estoque, comenta aqui embaixo: quero dicas para organizar o estoque. E continue acompanhando o nosso canal.

  1. Conheça os produtos

Converse com os vendedores da sua empresa e entenda quais são os produtos do seu estoque. Isso é importante porque cada tipo de produto exige cuidados diferentes. Busque informações sobre o principal produto da empresa e quais as exigências de armazenagem dele. Um exemplo, se o principal produto do seu estoque são vinhos, você precisa entender que o vinho precisa ser armazenado na horizontal, de preferência em local fresco e com pouca luz, entre outros cuidados. Além disso, é importante saber quais são os mais vendidos, quais são os essenciais (ou seja, não vendem tanto, mas não podem faltar no estoque), quais requerem cuidados especiais. Só de entender do produto que você trabalha com ele, já vai fazer toda a diferença no seu trabalho.

  1. Atente-se ao prazo de validade dos produtos

Todo produto tem prazo de validade, alguns tem um ciclo de vida mais longo, outros mais curto. Por isso é importante entender qual a situação atual dos produtos do seu estoque, até para passar para o gestor a quantidade de produtos que estão vencendo, e podem ter possibilidade de alguma promoção, ou ação específica para serem vendidos.

Não deixe de se inscrever aqui no canal que teremos diversos vídeos para ajudar na gestão dos estoques da sua empresa, continue acompanhando o canal.

Agora a quinta dica é justamente para você já mostrar que entende do serviço logo de cara.

  1. Faça um inventário no início do seu trabalho

Se você vai ficar responsável pela gestão de um estoque, independente do tamanho que ele tiver, não deixe de fazer um inventário logo quando você começar a trabalhar. Isso vai ser o diferencial que você vai mostrar para o seu gestor que você entende do trabalho, e principalmente, que não quer assumir nenhum problema deixado pelo funcionário anterior. A acuracidade de estoque é um dos principais indicadores de um armazém, e a sua responsabilidade precisa ser a partir do dia que você assume. Com isso você já verifica logo no início possíveis problemas, e já acerta o estoque para ele começar redondinho. Depois é só manter.

Bom pessoal, essas foram algumas dicas para você se dar bem no seu início como estoquista. Se você ainda está buscando a sua vaga, eu indico para você o artigo com 7 dicas para você montar o seu currículo e se preparar para a sua entrevista na área da logística. Confira aqui.

E então pessoal, o que acharam dessas dicas? Se você tiver mais alguma dica para compartilhar com os colegas, já escreve logo aqui nos comentários, que estamos criando aqui uma grande comunidade de profissionais de logística, onde todos se ajudam e todos crescem.