7 dicas para conseguir um emprego em logística

7 dicas para conseguir um emprego em logística

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

 

Entrevistador com experiência

Como já tenho mais de 10 anos de experiência de cargos de gestão em logística, já entrevistei diversas pessoas na minha vida. Nos últimos 4 meses eu entrevistei dezenas de pessoas para cargos operacionais e como sempre, diversas situações aconteceram, algumas inusitadas outras mais comuns.

A área de logística é muito interessante para trabalhar, inclusive eu fiz um artigo com 8 motivos para você trabalhar nela, confira aqui. Para poder ajudar a você a se preparar para conseguir uma nova oportunidade nessa área, eu relacionei 7 dicas práticas, divididas em dias áreas, currículo e entrevista. Tenho certeza que você vai gostar.

Vamos lá a primeira parte é antes de você se candidatar, na parte do currículo.

  1. Erros de português

Revise sempre o seu currículo, mais de uma vez, use o corretor ortográfico que vem junto com o Word. Peça alguém para revisar o seu currículo. Isso é muito importante. Não há justificativa para erros de português em um documento tão importante. E ele diz muito sobre como você se importa e se preocupa com detalhes e com a sua apresentação.

É impressionante o número de erros de português que vemos nos currículos atualmente, por isso é a primeira dica.

  1. Organize as experiências de trabalho

Coloque as experiências na ordem decrescente, ou seja, a experiência mais recente fica por cima e depois as outras mais antigas. Tenho visto muitos currículos com experiências fora de ordem, o que dificulta para o entrevistador desenhar a sua trajetória profissional com clareza.

  1. Descreva um pouco das experiências

Muitos currículos tem apenas o cargo que a pessoa exerceu naquela empresa, as vezes nem o período trabalhado. É importante, e até um critério que pode te ajudar na seleção, descrever um pouco do que você fazia na empresa anterior. Se era motorista de caminhão, descrever o tipo de veículo, como eram as movimentações, se fazia entregas ou transferência, essas coisas. Um outro exemplo, se trabalhava na expedição, quantas NF’s emitidas por dia, quantos veículos liberados, qual sistema era utilizado. Isso ajuda muito a pessoa que está selecionando os currículos a verificar se a sua experiência está adequada para o cargo.

 

Agora vamos para a segunda parte, depois que o seu currículo é selecionado, teremos as entrevistas.

  1. Compareça a entrevista

Cerca de 25% dos últimos candidatos que tinham entrevista marcada comigo não foram e nem enviaram justificativas. Se você não pode ir no horário combinado, agradeça a oportunidade e se coloque a disposição para uma nova data. Mesmo se acontecer um imprevisto no dia, tente avisar na empresa ou para a pessoa que te contactou.

É uma grande falta de respeito com os entrevistadores o candidato não ir e desaparecer sem nem avisar. Aquelas pessoas travaram a sua agenda para ter a oportunidade de te conhecer, e você simplesmente perdeu essa chance. Não é uma atitude legal.

  1. Atenção a vestimenta

Temos visto a cada dia mais empresas liberarem o dress code, e as pessoas poderem trabalhar de bermudas, chinelos, camisas normais, etc. Agora na logística, essa evolução ainda não aconteceu, e na maioria dos locais se trabalha de uniforme completo. Para cargos operacionais esse aspecto é ainda mais importante, pois inclusive os calçados de segurança são obrigatórios.

Aconteceu comigo uma vez de um candidato para uma vaga de operador de carga chegar para a entrevista de bermuda e chinelo, como o galpão da empresa que eu trabalhava era dentro de um condomínio logístico, a entrada dele não foi autorizada, e ele acabou perdendo a entrevista.

Uma outra dica é para tomar cuidado com camisas de time de futebol, e agora com a pandemia, máscaras de times também são comuns. Dependendo do entrevistador, a utilização desses itens podem enviesar a sua avaliação, caso ele seja torcedor de um time rival, por exemplo.

  1. Fale

Como eu disse, essa dica é simples, mas fale. Já tive diversas entrevistas que o candidato não conseguia explicar direito o que ele fazia nas empresas anteriores, seja por nervosismo, ou mesmo por um aspecto pessoal, tem pessoas que tem mais dificuldade de conversar mesmo.

De qualquer maneira, não deixe de falar das suas experiências. Se você não falar, não dá para te avaliar. Você pode ser o melhor candidato, mas outra pessoa que vai ser selecionada.

As vezes mesmo as experiências não relacionadas ao cargo específico, pode mostrar como você reage as adversidades, e principalmente, disposição para trabalhar – Se fez uber, fala do uber, se estava fazendo bico, conta do bico, as dificuldades e responsabilidades. Com certeza vai agregar.

Nós vivemos em um país em que infelizmente nem tudo é registrado (e a cada dia me surpreendo mais com a quantidade de pessoas que trabalham informalmente, dentro de empresas) mas se for relacionado com a vaga, conte o que é feito, não deixe de falar.

Mas o importante é, não conte mentiras. Se você for selecionado e descobrirem depois, a situação vai ficar feia para você.

Para facilitar essa parte, treine em casa antes com sua família ou com algum amigo, pode te ajudar muito.

  1. Não suplique a vaga

Pode parecer insensível o que eu vou dizer aqui agora, mas para complementar o tópico anterior, não diga que você quer trabalhar por que está precisando. Infelizmente no nosso país temos diversas pessoas na mesma situação, e o candidato não será selecionado por isso, mas sim pela adequação da vaga e empatia com o avaliador. Foque em mostrar suas competências e no que você fez que vai agregar a empresa com a sua contratação.

Bom essas foram as dicas que eu separei de diversas avaliações de candidatos que fiz nos últimos anos. O que você achou? Me diz aqui nos comentários se tem mais alguma dica que você pode compartilhar para ajudar a quem tiver lendo esse artigo a conseguir uma vaga na área de logística.