Carros elétricos – Como os países europeus incentivam a compra?
Carros elétricos, confira em vídeo como os países europeus incentivam a compra desses modelos.
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.
Vanguarda em carros elétricos
A Europa está na vanguarda dos carros elétricos, alguns países como a Noruega já ultrapassaram a marca de mais de 50% do total de carros vendidos serem desse tipo. Em outros países também vem crescendo muito rápido, e estima-se que já em 2025 mais da metade das vendas de automóveis de todo o continente já seja de carros elétricos, enquanto no resto do mundo a estimativa é de apenas 20%.
Só para vocês terem uma ideia, quase metade dos carros elétricos vendidos no mundo foram vendidos na Europa, desbancando mercados maiores como China e Eua. Muitos países europeus tem incentivado fortemente a comercialização de carros elétricos, um exemplo claro realmente é a Noruega, eu já fiz um vídeo contando os pontos principais que o país fez para incentivar esse crescimento rápido no país, segue abaixo:
Como é nos Estados Unidos?
Nos EUA, ainda há uma cultura carrista muito forte, e os chamados big trucks, que são as grandes caminhonetes ainda são preferência dos americanos. Esses carros consomem muito combustível, e essa cultura de carros grandes e beberrões, dificulta a expansão dos carros elétricos. Diferentemente dos EUA, os europeus já normalmente possuem carros menores, dificilmente se vê uma caminhonete por aqui, a não ser como veículo de trabalho. Já no Brasil, os carros elétricos que estão disponíveis, ainda estão custando muito caro para a população (vamos e convenhamos que qualquer carro está custando muito caro no Brasil não é mesmo?), e a estrutura de carregamento disponível, que apesar de estar crescendo recentemente, ainda é pequena.
Exemplo Europeu
Na Europa, principalmente nos países da Escandinávia, Holanda, Alemanha, Austria,Reino Unido, Bélgica e França, por qualquer lugar que você passe, você vai ver um ponto de carregamento disponível na rua. Nas empresas que possuem estacionamento, já é comum também estar disponível. Os postos de gasolina pela estrada, para se adaptar a demanda, tem que instalar suas instalações de carros elétricos, e com isso, vem tentando mudar o seu modelo de negócios para permitir que os clientes gastem dinheiro enquanto seus veículos carreguem, mas tem um outro artigo aqui no site que fala sobre isso. Clique aqui para ler.
Já existem mais de 20 mil pontos de carregamentos para veículos elétricos em toda a Europa. Apenas a Tesla afirma que já tem mais de 6000 pontos de carregamento no continente para os proprietários de seus modelos. A Ionity, que possui estação de carregamento para os outros modelos de veículos, já afirma possuir mais de 2400 pontos no continente. Outras empresas também tem entrado nesse mercado promissor. disponibilidade desses pontos de carregamento é crucial para que o desenvolvimento do mercado aconteça. Até para que o motorista tenha segurança de que não vai ficar sem energia pelo caminho. Os novos modelos de carregadores ultrarrapidos que demoram de 20 a trinta minutos para carregar até 80% da bateria, incentivam ainda mais essa segurança ao motorista.
Alguns veículos ainda tem uma pequena autonomia, com certa de 140km por carga da bateria, esses são destinados para aquelas pequenas viagens, normalmente dentro da própria cidade. Mas já existem alguns veículos com promessas de autonomia de mais de 400km, o que é praticamente um tanque de gasolina da maioria dos veículos e já permite viagens bem mais longas. Uma viagem de Amsterdam a Bruxelas por exemplo, já é praticamente possível fazer uma ida e uma volta com apenas uma carga.
Por que ter um carro eletrico?
Os motivos que levam uma pessoa a ter um carro elétrico são diversos, partindo de design e tecnologia, mas outros fatores também podem ser decisivos. Um dos principais que os proprietários alegam é a economia de dinheiro, os carros estão sendo subsidiados, a recarga de bateria é mais barata que os combustíveis fósseis, e a manutenção desses modelos é mais simples e barata.
Outro ponto normalmente citado são os benefícios que o proprietário de um veículo possui, como estacionamento preferencial em áreas centrais das cidades, ou mesmo em galerias comerciais. Em algumas cidades, os veículos elétricos podem usar faixas de ônibus sem serem multados, o que pode gerar uma grande economia de tempo nos horários de pico.
Mas o motivo mais importante realmente está ligado com a sustentabilidade. A redução das pegadas de carbono é um grande motivador para a compra de um veículo elétrico. Na Noruega por exemplo, 29% dos proprietários de modelos elétricos citam que a proteção do meio ambiente é o fator principal que os fizeram comprar um modelo desse.
Na Holanda, as principais cidades já fizeram um acordo que as regiões mais centrais serão zonas de emissão zero até 2025, com a proibição de entrada de veículos a combustão. Para a logística o desafio é ainda maior, pois inclusive vans e caminhões deverão também ser desses modelos para poderem entrar em toda a área urbanas.
Outras alternativas já estão sendo utilizadas, e é comum a utilização das bicicletas elétricas para fazer entregas por aqui, mas não pense que é um entregador com mochila nas costas como vemos no Brasil, e sim um mini caminhão que consegue levar bastante pedidos.
Agora me diz aqui nos comentários o que você acha dos carros elétricos? Tem vontade de ter um? Será que ainda vamos demorar a ter bons incentivos para a compra desses automóveis?