Qual o futuro dos postos de combustíveis?
Confira sobre o futuro dos postos de combustíveis em vídeo:
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.
Introdução
A venda de carros elétricos vem crescendo ano após ano na Europa. É estimado que em 2025 o volume de vendas de veículos desse tipo supere os 50% do total de unidades comercializadas em todo o continente. Em alguns países isso já está acontecendo. Tem um artigo aqui do site onde explicamos o que os países tem feito para incentivar essa explosão nas vendas. Clique aqui para conferir.
O maior temor de quem compra um veículo elétrico é ficar sem bateria na estrada. Com um carro a gasolina, é só ir ao posto e comprar um galão de combustível e voltar no carro para colocar no tanque, aposto que você já teve que fazer isso, ou pelo menos conhece alguém que já teve, não é mesmo?
Agora o que fazer com o carro elétrico? Na Europa esse medo já está muito próximo de acabar. As estimativas apontam que já há mais de 20 mil pontos de carregamentos espalhados pelo continente. O que possibilita com que os motoristas tenham tranquilidade inclusive de pegar estrada e viajar com seus veículos para outros países.
Mas e o que vai acontecer com os postos de combustíveis?
Os combustíveis fósseis como gasolina e diesel são altamente inflamáveis, e consequentemente perigosos para quem os manuseia, por isso que priorizamos o abastecimento em locais regulamentados e próprios para isso, que são os postos. Já no caso dos carros elétricos, qualquer local com uma tomada já pode ser um ponto de carregamento. Aqui na Europa muitas ruas já tem estacionamentos com pontos de carregamento, até em cidades históricas. Um exemplo é o dessa foto que eu tirei em Dinkelsbühl, um ponto de carregamento bem próximo de um dos portões de entrada da cidade histórica, detalhe, o ponto de carregamento já é na parte de dentro da região mais preservada.
A ideia dos fabricantes e dos entusiastas de carros elétricos é que dentro de alguns anos, em qualquer lugar que você estacionar o carro, seja possível dar uma carregada no veículo. É certo que essa é uma visão utópica, mas com certeza em locais onde as pessoas passam mais tempo como shoppings, restaurantes, escritórios, com certeza serão ótimos pontos para recargas. Podendo ser inclusive um diferencial para atrair os consumidores. Isso já vem acontecendo também no Brasil.
Os postos de combustíveis, vão falir?
Bom, o que parece ser uma sentença de morte para os postos, realmente é, mas não para todos. O que provavelmente vai acontecer é a redução gradual desses estabelecimentos, começando pelo centro das cidades, onde a maioria das pessoas não vai precisar de recarregar o carro na ida ou volta do trabalho, chegando em um desses pontos poderá fazer a recarga.
Já os postos de estrada, podem reduzir, mas não devem acabar totalmente, visto que não são apenas postos de recarga de combustíveis, mas também um ponto de parada para um pequeno descanso, uso de banheiros, alimentação e muitos oferecem lojas para compras em geral. Além disso como a autonomia da bateria não é eterna, para viagens, deverá existir pontos de recarregamento ao longo das estradas.
Como já acontece na Europa. E cada vez mais esses postos de combustíveis se reiventam como locais para os motoristas se entreterem enquanto os veículos dão aquela recarregada. Com o super carregador, em 20 minutos, até 80% da bateria pode ser recarregada. Pensar em 20 minutos a cada 3 ou 4 horas de viagem, já torna a viagem longa com um carro elétrico totalmente plausível. Oferecendo wifi gratuito, os motoristas e passageiros nem vão sentir passar esses 20 minutos. Fazer o cliente passar mais tempo dentro do seu estabelecimento pode ser uma ótima oportunidade para ele gastar mais, não é mesmo?
Muitos países já puseram como meta a partir de 2030 banirem a venda de veículos a combustão em seus territórios. Depois disso, as coisas ainda não devem mudar rapidamente, pois ainda existirão muitos carros que precisarão de gasolina ou diesel para rodar. Acontece que no fim das contas é um ciclo vicioso para os postos, a medida que os postos começarem a fechar, mais gente tenderá a comprar carros elétricos, com mais gente comprando carros elétricos, mais postos irão fechar, e assim o ciclo continua.
Eu sou dono de posto de combustível no Brasil, devo me preocupar?
Bom, preocupar sim, mas não acredito que seja uma coisa que vai acontecer tão rapidamente em nosso país. De qualquer maneira é importante pensar em serviços agregados no seu posto, além de lubrificação e manutenção, pois o futuro pode ser longo e levar décadas, mas uma hora ele chega. Lembre-se que uma das maiores redes de postos de combustíveis do Brasil já faz propaganda o tempo todo mostrando que eles não são apenas um posto de combustível, mas sim um local onde pode se encontrar de tudo. Não dá para prever como o desenvolvimento de novas tecnologias vai se comportar no futuro, as vezes de tão disruptivas, de uma hora para outra tomam completamente o mercado sem a gente perceber.
E então, você acha que os postos de combustíveis vão acabar? Uma coisa é certa, os postos da forma que nós conhecemos hoje, estão com seus dias contados, em alguns lugares como deve acontecer mais rapidamente, mas o carro elétrico é o futuro, então em mais alguns anos esse assunto realmente deve ficar cada vez mais importante para a população.