É possível trabalhar em home office na área da logística?
Quando pensamos nos trabalhos na área de logística, sempre vem na nossa cabeça um armazém, depósito, caminhões, essas coisas, e aí vem a dúvida, será que é possível trabalhar na área de logística em Home Office? É sobre isso que vamos discutir no artigo de hoje.
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.
Trabalho Remoto
O trabalho remoto, home office, também conhecido aqui no Brasil como tele trabalho, sempre foi muito popular entre alguns setores como o de TI por exemplo. Quando estourou a pandemia em 2020, muitas empresas que nunca haviam pensado nesse modelo de trabalho, tiveram que se adaptar rapidamente para conseguir continuar suas operações. A medida que a pandemia se acalmou, muitas empresas tentam voltar aos modelos anteriores de trabalho 100% presencial nos escritórios, e vem enfrentando resistência dos colaboradores, que se adaptaram a rotina, e gostaram do modelo de trabalho em casa. Grandes empresas já tem declarado que vão voltar pelo menos ao modelo híbrido, com 3 ou 4 vezes por semana no escritório e um dia mais flexível. Esse debate está acesso e cada vez mais acalorado entre empresas e funcionários.
Mas e para a área da logística é possível trabalhar de home office?
Bom, primeiramente nesse artigo não vamos falar de vantagens e desvantagens desse modelo de trabalho, já tem muita gente falando sobre isso por aí pela internet e tenho certeza que você já viu diversos artigos sobre isso. Vamos focar aqui nas possibilidades do profissional de logística trabalhar de home office.
No momento da pandemia, a logística surgiu como um dos principais tópicos sendo discutidos diariamente por todas as pessoas. Como seria a distribuição da vacina? Vão faltar alimentos nos supermercados? Como vão ser feitas as entregas das compras realizadas pela internet? E assim muitos outros questionamentos, trouxeram a tona a importância da logística para o mundo.
Assim como os profissionais de saúde, a maioria dos profissionais de logística continuaram saindo de suas casas e indo trabalhar normalmente, nas fábricas, centros de distribuição, armazéns, transportadoras. Muitas empresas precisaram até contratar mais funcionários para atender a demanda crescente de trabalho que surgia com o “novo normal”.
Mas ainda assim, para muitos trabalhos e posições, foi possível adaptar para serem realizados de casa durante esse período. E acabaram se mantendo flexibilizado até hoje em alguns locais.
Logística e Home office
Em nosso setor, existe uma parte do trabalho que podemos considerar como administrativa,por exemplo, os responsáveis por compras, planejamento de demanda, lançamento de informações em sistema, emissão de documentação, atendimento ao cliente, entre outros, podem ter as suas atividades realizadas de forma remota sem muita perda de produtividade para os envolvidos.
Mas, uma grande questão que fica em nosso setor é: É justo que uma parte da equipe trabalhe de home office, sendo que a maior parte da força de trabalho do setor não tem essa opção?
Infelizmente quem trabalha em armazém, fábrica, transportadoras, portos e aeroportos, não vão ter a oportunidade de trabalhar remotamente. Temos muitos trabalhos que realmente precisam da pessoa presente no local para fazer a atividade. Dificilmente conseguiríamos descarregar um caminhão, por exemplo, sem uma pessoa in loco acompanhando a atividade.
Tecnologia pode ajudar?
Apesar de que a tecnologia pode evoluir muito e trazer evoluções nesse sentido. Já existem por exemplo equipamentos que podem ser pilotados através de uma cabine, sem o motorista estar presencialmente no caminhão. Já vi casos assim de caminhões, escavadeiras, e guindastes de containers.
É claro que seria muito complicado ter uma cabine dessas completa na casa do trabalhador, mas quem sabe com a evolução da tecnologia, esses equipamentos fiquem menores e mais acessíveis. Isso pode fazer com que a empresa possa comprar mais de um e disponibilizar para o trabalhador em home office.
Em todo o caso, no nosso setor, ainda é muito difícil o trabalho em home office, pois quem trabalha com operações, mesmo que em áreas de apoio, precisam de sentir o “calor” da operação. Eu gosto de home office, mas acredito que no nosso setor é muito importante acompanhar de perto as áreas de operações. Sou muito favorável a todos da equipe acompanharem e estarem por dentro do que acontece. E é só acompanhando no local, vivenciando realmente a operação, que é possível enxergar problemas, e também oportunidades de melhorias nos processos.
É justo?
Agora eu quero saber a sua opinião, você acha que é possível que os trabalhadores de logística trabalhem em home office? Me diz aqui nos comentários se a sua empresa tem times que trabalham remoto, e se você acha justo que parte da empresa tenha esse benefício de trabalhar de casa ou híbrido, e outra parte precise de ir todos os dias.