Mercado Livre e BBB: A Logística como ferramenta de Marketing
Mercado Livre e BBB. Confira em vídeo como o Mercado Livre tem usado o BBB de forma estratégica para consolidar sua posição no ecommerce baseado em uma logística eficiente.
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.
Patrocinadores do BBB
Depois de aproximadamente dois meses de Big Brother Brasil, e por mais que as pessoas pensem que não, batendo mais uma vez recordes de audiência. Uma das coisas que mais tem chamado a atenção é justamente a estrutura montada para provas, festas e eventos patrocinados na casa. As marcas investem milhões de reais para aparecer por algumas horas no payperview, e alguns poucos minutos no ao vivo da Rede Globo.
A estimativa é que a Globo tenha faturado cerca de um bilhão de reais com os patrocinadores do programa. Especialistas em marketing garantem que é muito vantajoso para uma marca investir nesse programa, pois existe a certeza de uma audiência alta, e um engajamento muito grande dos expectadores. Mesmo quem não assiste, é impossível ficar totalmente alheio ao que está acontecendo na casa mais vigiada do Brasil. A qualquer momento que se abre as redes sociais temos memes, discusões, defesas acaloradas dos participantes, enquetes. Tudo trazendo a tona a discussão sobre o programa.
O Mercado Livre, ao lado de Stone e Seara, tem a cota chamada BIG, com custo estimado em 115 milhões de reais. Essa cota dá ao patrocinador a oportunidade de aparecer em praticamente tudo. TV aberta, TV fechada, vinhetas, canais digitais, ações especiais dentro da casa, provas e festas.
Como aproveitar esse investimento?
Bom, depois de um investimento tão grande desses, como fazer para aproveitar o hype e garantir o reforço da marca? Utilizando seus pontos fortes, de forma direta e indireta, para divulgar os produtos e serviços. E das poucas provas que eu vi, no caso do Mercado Livre, o destaque para a logística sempre é muito evidente.
O Mercado Livre tem ficado cada vez mais famoso por entregar muito mais rápido do que seus concorrentes, o que tem feito suas vendas dispararem. A empresa segue sozinha na liderança do market share do ecommerce brasileiro, com aproximadamente 14% do mercado, sendo que o segundo colocado acompanha de muito longe, com pouco mais que a metade do share do setor, com 7,7%.
Essa disputa logística já foi tema de outros vídeos no canal e artigos no site, um onde falamos sobre a disputa entre os ecommerces para entregar no mesmo dia, e outro trazendo o questionamento se o Mercado Livre já não poderia ser considerado como Mercado Logística, tamanho seu investimento e importância estratégica do setor nas suas comunicações.
A logística na propaganda do Mercado Livre
Voltando ao Big Brother, vamos analisar como o Mercado Livre aborda a logística de forma sutil em suas aparições dentro da casa, reforçando a marca e o seu diferencial estratégico o tempo todo.
No almoço do anjo, os participantes precisam escolher um conjunto para vestir, e ele prontamente é entregue em uma caixa do patrocinador devidamente embalado e super rápido. Uma participante chegou a dizer: “nunca recebi uma entrega tão rápida”.
A segunda prova do Líder dessa edição levou os participantes para um circuito que de maneira bem humorada fazia referência a eficiencia de entregas do site até a casa dos consumidores. Temas como envio rápido e frete grátis com o programa Meli+ estavam sempre destacados durante a prova.
Depois de algumas semanas, mais uma prova do líder patrocinada pelo mercado livre, Dessa vez os participantes tinham que encontrar o produto destacado e entregar na casa do cliente. Uma prova de resistência que durou cerca de 10 horas. Um dos pré requisitos era que a entrega a ser feita deveria se considerar o produto correto, na casa correta, além é claro de ser feita de forma rápida dentro do tempo definido. Aqueles que não cumprissem qualquer regra dessas era eliminado.
Vale a pena?
Os números mostram o crescimento das vendas nos horários de provas e atividades na casa, então significa que a parceria Mercado Livre e BBB tem dado certo e está havendo um acerto nas suas divulgações, e mesmo que a logística não é o core do negócio, eles se consideram uma empresa de tecnologia, é muito legal ver como a empresa valoriza o nosso setor como estratégico e peça chave nas ações de marketing.
E então pessoal, me diz aqui nos comentários, você assiste o BBB? Já tinha reparado as mensagens subliminares de logística nas aparições do Mercado Livre?