As 5 tendências para a Logística em 2022

As 5 tendências para a Logística em 2022

Confira no vídeo as 5 têndências para logística em 2022

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Anos desafiadores

Esses últimos dois anos tem sido muito desafiadores para quem trabalha na área da logística. A pandemia trouxe muitos obstáculos e gargalos inimágináveis há alguns anos. Se por um lado o desafio aumentou, por outro a visibilidade também. A cada dia mais fica provado a importância da logística, e as empresas tem tratado esse setor como mais estratégico. Vamos então conferir quais vão ser as tendências da logística para o ano que vem.

  • Logística como ferramenta de marketing

Grandes empresas já enxergaram o potencial e diferencial que a logística pode trazer para a visibilidade da empresa. Esse movimento já começou e em 2022 veremos isso se consolidar ainda mais. A cada dia mais o diferencial logístico vai ser exposto como forma de atrair os clientes. Sejam eles a entrega mais rápida, a velocidade de atendimento, a capacidade de resolver os problemas dos clientes, logística reversa, e muito mais. Tudo muito bem divulgado como fator decisivo na hora do cliente escolher de quem deve comprar.

  • Fortalecimento da last mile

Com a evolução do comércio eletrônico nos últimos anos, a última milha, que é a entrega para o cliente final, deve continuar se expandindo e fortalecendo em 2022. Temos diversas novas empresas surgindo a cada dia, com novas ideias e novas formas de entregar mais rápido para o cliente. Pontos de coleta/entrega, lockers, entregas de bicicleta/ a pé, além da utilização de autônomos sem vínculo e trabalho fixo devem se crescer.

  • Primarização de estrutura logística.

Como eu disse no primeiro item, as empresas vão usar a logística como propaganda, então deveremos ver grandes empresas fazendo investimentos vultuosos em ampliação de estrutura própria de atendimento, com equipes e frota própria. Para não ficar dependendo de transportadoras tradicionais e não ter a sua carga  seguindo no mesmo fluxo que os produtos dos concorrentes.

  • Same day delivery

Como consequência desses itens anteriores, o prazo de entrega vai se reduzindo a cada dia. As empresas estão aumentando a abrangência das entregas no mesmo dia. Em 2022 teremos mais empresas fazendo e mais cidades recebendo entregas no mesmo dia da compra.

  • Dark store

Uma coisa que já vem surgindo e que pode crescer muito no ano de 2022 são as dark stores. O que é uma dark store? Apesar da tradução do nome ser uma loja escura, não chega a ser necessariamente uma loja, pois não tem atendimento ao público. Funciona como um mini armazém, ou um mini centro de distribuição, em um local mais próximo do cliente, para agilizar as entregas dos pedidos de compra realizados pela internet. Normalmente são criadas nos grandes centros urbanos, com grande concentração de demanda, e de lá os entregadores podem facilmente sair de motos, bicicletas, ou até mesmo a pé. Supermercados, lojas de varejo, e até mesmo grandes nomes do ecommerce já começam a enxergar essa estratégia para complementar as outras tendências do próximo ano.

Bom pessoal, o que vocês acharam desse artigo? Qual outro aspecto será tendência para a logística em 2022? conte aqui para mim nos comentários