Como lidar com um erro da equipe?
Conversando com uma amiga que trabalha no setor de contabilidade de uma empresa, ela me dizia que tinha tido um dia muito difícil no trabalho, pois haviam descoberto que um boleto de quase 300 mil reais não havia sido pago e consequentemente venceu. E o motivo do erro foi simplesmente por esquecimento/distração do responsável por contas a pagar.
O prejuízo para a empresa com as multas e os juros girava em torno de 5 mil reais. Para uma empresa de pequeno porte, é um valor realmente considerável. Qual foi a atitude do gestor nessa situação?
Quando ela me contou, a primeira coisa que pensei foi, “o funcionário responsável pelo pagamento vai ser demitido”. E foi realmente o que aconteceu.
A atitude do gestor foi certa?
Em um primeiro momento parece ser a melhor opção a se tomar, dado que o erro do funcionário gerou um prejuízo financeiro para a empresa. Depois da demissão do mesmo, para o diretor o problema foi resolvido.
Depois, refletindo sobre o assunto com mais calma, lembrei de duas historias:
1) um caso que aconteceu comigo há alguns anos
2) um caso de um diretor da IBM
Caso 1
A transportadora que eu trabalhava na época, resolveu implantar um sistema de baixa de entregas via celular. Fui designado para ser o responsável pela implantação na filial. A matriz enviou diversos aparelhos para a unidade para que fossem distribuídos para os veículos da operação.
Os telefones chegaram para mim, conferi, todos estavam com o sistema funcionando perfeitamente. Começamos a implantação, que foi sendo feita em pequenas ondas com os motoristas sendo treinados e os aparelhos sendo disponibilizados para os mesmos.
Um belo dia quando cheguei para trabalhar, 16 aparelhos haviam sumido da caixa onde eu guardava-os. Essa caixa estava em um armário que não tinha cadeado, dentro da minha sala. Procuramos nas câmeras de segurança e não conseguimos identificar nada que realmente solucionasse o caso. No fim até hoje não sei o que aconteceu, ou no caso como aconteceu o sumiço desses aparelhos.
Eu fiquei desesperado. O modelo do telefone na época tinha um valor aproximadamente de 800 reais. O prejuízo que a empresa teve foi de quase 13 mil reais. Temi que seria mandado embora. Eu havia dado um motivo real para isso, pois fui descuidado e não preservei os aparelhos em um local com a segurança adequada para um produto tão visado.
O meu gerente da época me chamou para conversar e disse que tinha confiança no meu trabalho, mas que infelizmente eu teria que ser punido pelo acontecimento. Nesse dia eu tomei uma advertência por escrito que foi adicionada ao meu histórico na empresa. O mais importante foi o que ele me disse depois: “espero que sirva de aprendizado e que você tenha mais atenção com as coisas que são de sua responsabilidade”.
Caso 2
Essa é uma história muito comentada quando falamos de erros na empresa.
Certo dia um funcionário da empresa americana IBM cometeu um erro que gerou 500 mil dólares de prejuízo para a empresa. O diretor da área o chamou para uma reunião na sala dele.
Logo que entrou na sala, o funcionário disse:
-Senhor, estou demitido?
O gestor olhou para ele e disse:
-De maneira nenhuma, acabo de investir meio milhão de dólares em treinamento para você. Não posso correr esse risco novamente, você fica.
______________________________________________________________________
Depois dessas duas histórias, faço a seguinte pergunta: é possível perdoar erros em uma empresa? Quanto custa um erro? Um erro pode virar um aprendizado?
O que sei é que essa situação que passei mexeu muito comigo, e depois desse dia, qualquer equipamento sob a minha responsabilidade tem um cuidado muito maior. Eu tenho a certeza que nunca mais cometerei esse mesmo erro de deixar um ativo da empresa vulnerável.
O funcionário da IBM, nunca mais cometerá o mesmo erro e terá atenção redobrada em todas as suas atividades. No caso da empresa da minha amiga, o funcionário que foi demitido, quando tiver uma nova oportunidade de trabalho, irá conferir o seu trabalho várias vezes para ter certeza que nada foi esquecido.
Existem erros que não podem acontecer nem UMA vez, mas nem todos, mesmo aqueles que gerem prejuízos para a empresa devem ser punidos com demissão. Quem garante que o próximo funcionário que entrar não vai cometer o mesmo erro?
Tanto o meu erro quanto o do funcionário da minha amiga, foram erros de execução de processos (para o caso da IBM não se sabe qual foi o fato que gerou o prejuízo). Existem áreas em que o erro é mais tolerado, por exemplo áreas de criação e desenvolvimento.
De qualquer maneira, existe uma necessidade de avaliar a situação e tomar uma decisão. Às vezes, o aprendizado para o funcionário, pode ser a virada que ele precisava para melhorar o seu desempenho na empresa. Cada caso é um caso.
Certo é que, erros são grandes oportunidades de aprendizado. Basta que seja visto dessa forma.
Como a sua empresa enxerga os erros?
Faça parte da nossa lista VIP e receba em primeira mão os nossos melhores conteúdos.