Lead Time: O que é? Como Calcular?
Saiba o que é Lead Time também em vídeo, confira no nosso canal:
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.
O Lead Time é um conceito fundamental na gestão logística, por isso o objetivo do nosso artigo de hoje, é aprender o que é , entender a sua importância e saber como calculá-lo.
Lead time nada mais é do que o intervalo de tempo necessário para completar um processo, desde o momento em que uma solicitação é feita até o momento em que é atendida. Então, podemos medir o tempo de qualquer processo existente em nossa operação, desde que haja seja possível mensurar quando começa e quando termina.
Existem vários tipos. O primeiro e o mais importante, é o lead time total da operação, de quando recebe o pedido até a finalização para o cliente. Mas também existem outros como:
Lead Time de produção: tempo necessário para produzir um item, desde o início até o fim do processo produtivo.
Lead Time de fornecedor: tempo necessário para receber um item de um fornecedor externo.
Lead Time de entrega: tempo necessário para entregar um produto ao cliente final, desde o momento da liberação do produto para entrega.
Esses são apenas alguns exemplos, temos diversos outros, como eu disse, dá para ser avaliado o lead time de qualquer processo, se você conseguir medir quando ele começa e quando ele termina. Quanto tempo a mercadoria fica em cada setor, quanto tempo demora cada fase da produção, quanto tempo para ir de uma máquina para outra, quanto tempo para movimentar as matérias primas, quanto tempo fica parado em estoque, quanto tempo para emitir a documentação, e assim vai.
É importante conhecer e medir os tempos da operação justamente para entender onde estão os possíveis gargalos e as dificuldades para atender uma promessa para o cliente. Quando a sua operação não cumpre o prazo total, avaliar o lead time de cada parte individualmente pode fazer com que você encontre onde aconteceu, especificamente para esse caso, ou onde está o problema se for recorrente.
Um acompanhamento de perto desses tempos de cada parte do processo contribui para a eficiência operacional, redução de custos e melhorias nos processos logísticos como um todo, e principalmente contribuindo para a satisfação do cliente, que tem que ser o objetivo de qualquer empresa.
E então pessoal, já conheciam esse conceito? Utilizam ele no dia a dia? Me diz aqui nos comentários qual deles seria o principal da sua operação?
Pronto para impulsionar sua carreira na logística? Visite a nossa página de cursos e dê o próximo passo para se tornar um especialista na gestão de cadeia de suprimentos. Não deixe essa oportunidade escapar – comece sua jornada de aprendizado hoje mesmo!
Clique aqui para conhecer os nossos cursos
Inscreva-se em nossa Lista VIP para receber atualizações em primeira mão sobre o nosso site, sobre a logística em geral e claro, promoções especiais e parcerias.