Como planejar a logística da Páscoa?
Logística da Páscoa: Confira esse conteúdo também em vídeo:
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.
Logística da Páscoa
Segundo dados da Associação Brasileira de Cartõs de crédito, essa páscoa deve movimentar um valor superior a 5 bilhões de reais, crescendo cerca de 27% em relação ao ano passado. De acordo com a pesquisa do instituto Datafolha, 7 a cada 10 brasileiros tinha intenção de comprar um ovo de páscoa ou no mínimo algum chocolate para presentear as pessoas queridas.
E fazer a logística de páscoa, sendo o chocolate, um produto perecível, e que demanda cuidados específicos, é um desafio muito grande em um país como o Brasil, que nessa época do ano costuma ter temperaturas bem elevadas. Vamos falar um pouco sobre esses desafios ao longo do artigo.
Quando eu era criança, eu adorava ir aos supermercados, lojas de departamento, só para ver os corredores lotados de ovos de páscoa, de todos os tamanhos, marcas e modelos diferentes, só aguçando a vontade. Quem aí se lembra das lojas que tinham praticamente todos os corredores tomados de ovos de páscoa pendurados?
Apesar de hoje em dia, a área destinada aos ovos diminuiu bastante nos pontos de venda, temos novos canais que também oferecem esse produto, surgiram diversas lojas especializadas em chocolates, surgiram os ovos caseiros, e também é claro, a venda pela internet.
Como planejar essa operação?
Cada tipo de empresa pode ter picos de vendas concentrados em dias diferentes. É o que chamamos de eventos de grande volumetria na logística. Pode não fazer diferença nenhuma a páscoa para uma empresa de eletrônicos, mas para uma empresa de chocolates, pode significar vendas maiores que o natal.
O planejamento desses eventos começa muitos meses antes, com o planejamento de demanda, negociação de insumos com fornecedores e planejamento de produção para atender a demanda.
A temperatura ideal para transporte e armazenagem de chocolate varia entre 10 e 18 graus, dependendo do tipo de chocolate. Temperaturas abaixo e acima disso podem estragar o produto, levando a perda de características originais.
Por isso as empresas precisam ter fornecedores de logística e transporte de confiança, ou realizar a própria operação, de forma a ter mais controle. O monitoramente constante das condições de temperatura dos veículos e dos armazéns utilizados é essencial para preservar o sabor dos produtos.
Disponibilidade dos produtos no ponto de venda é um fator primordial. Os ovos de páscoa, principal produto da temporada, começam a aparecer nos pontos de venda depois do carnaval e tem um período de 40 dias até a semana santa para serem comercializados a preço cheio. Caso não tenha o produto disponível em estoque, é bem provável que o cliente compre um similar de um concorrente.
O planejamento da produção precisa ser bem assertivo, pois é necessário ter disponibilidade de estoque nos pontos de venda, mas na segunda feira após a páscoa, o ideal é não ter sobra, ou se tiver, que seja o mínimo possível. O período de vendas é muito curto, em geral, a maior parte da produção é feita antes desse período, então é dificil ter ajustes para mais ou para menos durante as vendas.
E o que fazer com as sobras? Em geral as empresas vendem a preços bem abaixo do que estavam nas semanas anteriores, então se sobrar muito produto, podem ter prejuízos no total da operação do período. Outro ponto interessante é sobre produtos quebrados, que acabam não sendo vendidos também. Algumas empresas estão reembalando e vendendo os produtos quebrados como um novo item, reduzindo perdas de margem, e podendo comercializar até por mais tempo se bem armazenados, já vi sobras de páscoa sendo comercializadas até meados de junho e julho. Outra ação que já vi supermercados fazendo, foi utilizar os chocolates quebrados como insumo dos produtos da padaria, como bolos e pães.
Depois do evento, as empresas precisam analisar a previsão de demandas e comparar com o realizado, para entender as distorções, e fechar o resultado desse período, avaliando se teve lucro ou prejuízo com a operação páscoa. Com isso é possível avaliar e planejar o que pode ser feito para evitar os erros e problemas e poder vender ainda mais no próximo ano.
Agora os próximos eventos de grande volumetria serão o dia das mães e dia dos namorados, com empresas que tem produtos voltados para esses públicos tendo os seus natais fora de época.
Esses eventos, aumentam muito a demanda das empresas em pouco tempo, e precisam de um planejamento adequado. Não só esses, também temos dia dos pais, dia das crianças, Black Friday, natal, reveillon, carnaval, entre outros, tudo depende do tipo de produto que sua empresa fabrica e comercializa.
Se você quer aprender mais a como se preparar para esse tipo de evento, eu escrevi um livro com um guia de planejamento de logística específico para esses períodos, está disponível na Amazon, e se você possui o Kindle Unlimited, está liberado gratuitamente para você poder ler. Clique aqui para você poder aprender e se preparar para o próximo grande evento da sua empresa.
Ah, e mesmo se você não é responsável pelo planejamento do evento, vale entender como ele é feito, e tentar contribuir, pois quem sabe esse conhecimento não pode ser o diferencial para você conseguir a sua promoção?
Bom espero que tenham gostado do vídeo, me diz aqui nos comentários se na hora que você comprou ou ganhou chocolates na páscoa, você tinha pensado no trabalhão que acontece por trás para você poder comer o seu chocolatinho e celebrar a vida e ressureição de Jesus?
Pronto para impulsionar sua carreira na logística? Visite a nossa página de cursos e dê o próximo passo para se tornar um especialista na gestão de cadeia de suprimentos. Não deixe essa oportunidade escapar – comece sua jornada de aprendizado hoje mesmo!
Clique aqui para conhecer os nossos cursos
Inscreva-se em nossa Lista VIP para receber atualizações em primeira mão sobre o nosso site, sobre a logística em geral e claro, promoções especiais e parcerias.