Mulheres podem trabalhar na logística?

mulheres na logistica

Mulheres podem trabalhar na logística?

Mulheres na logística? Confira a resposta definitiva para essa pergunta em vídeo:

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Mulheres podem trabalhar na logística?

E então pessoal o que vocês acham, mulheres podem trabalhar na logística? Vou ser curto e direto, é claro que podem. O lugar da mulher é onde ela quiser, e na logística não seria diferente. Pronto, respondido, agora você já vai querer sair desse artigo e ir procurar outra coisa.

Existe sempre uma discussão e volta e meia alguém me pergunta se mulheres podem trabalhar na logística. Como eu já disse, é claro que podem. Eu já visitei um operador logístico com mais de 400 funcionários em que cerca de 80% deles eram mulheres. De qualquer forma, o mundo da logística ainda é muito masculino, mas esse cenário vem mudando nos últimos anos.

Logística ainda é um serviço braçal?

O serviço de logística muitas vezes é confundido como um serviço mais braçal, que demanda força, e por isso seria um pouco mais difícil para mulheres, que em geral, biologicamente comprovado, são mais fracas que os homens.

Mas com a profissionalização e evolução da logística muitas novas funções surgiram e consequentemente facilitou demais a entrada das mulheres no setor.

Um estudo da empresa de consultoria de recrutamento Gupy trouxe que em 2020 o volume de contratação de mulheres para a área de logística aumentou 229% em comparação com o ano anterior. Uma maior dedicação das mulheres aos estudos e formação, hoje são maioria em cursos técnicos e superior, contribui para que comecem ser figura cada vez mais presente nos cargos mais estratégicos das empresas de logística e também dos departamentos de logística das empresas de outros setores.

Em 2019, a maior feira de logística do mundo, que aconteceu em Munique na Alemanha, dedicou um painel a evolução da presença das mulheres na logística e foi um dos mais destacados do evento.

Uma carreira que muitas pessoas acham que é exclusiva de homens é a de motorista, e no Brasil hoje temos cerca de 185 mil mulheres com habilitação de categoria D ou E, que permite dirigir a partir de caminhões leves até carretas bi trem no caso da categoria E. Mas ainda é pouco, pois representa menos de 7% do total de profissionais habilitados.

Logística é estratégica para a empresa

O setor da logística vem se adaptando às necessidades de fazer análises, criar táticas, implementar novas tecnologias no cotidiano e se atentar aos mínimos detalhes. Como venho falando nos últimos vídeos, a logística está cada vez mais estratégica para as empresas, e portanto necessitando de profissionais mais qualificados e preparados para auxiliar nas tomadas de decisão. Por isso, a busca por profissionais não vai ser direcionada por sexo, raça, religião ou orientação sexual, mas sim pelo melhor candidato ou candidata a vaga.

Se a sua empresa ainda tem algum tipo de preconceito com relação a isso, saiba que ótimas profissionais estão disponíveis no mercado, e seu serviço poderia estar sendo muito melhor realizado com a contratação de pessoas de acordo com competências, e não por outros motivos. Eu mesmo já tive uma experiência desse tipo em uma empresa que trabalhei. Entrei em um novo setor e só homens estavam trabalhando nele, perguntei o motivo, e ninguém sabia me falar nada concreto. No final do ano, quando fomos contratar alguns temporários para dar suporte ao volume maior de trabalho. Eu exigi que tivessem algumas mulheres para podermos testar naquela atividade. As mulheres produziam muito mais que os funcionários que já tinham muitos anos de casa, e das 3 temporárias que tínhamos duas foram contratadas em definitivo, e a outra só não ficou por motivos pessoais. É claro que, assim como os homens, também existem mulheres que não são boas profissionais e também podem ser preguiçosas, mas não existe nenhum motivo real ou concreto que impeça você de chama-las para os processos seletivos e testá-las em funções, desde as operacionais até as mais estratégicas.

Resolvi escrever esse artigo para fazer uma homenagem a todas as mulheres do Brasil e do mundo nesse dia oito de março que é o dia internacional da mulher, e reforçar mais uma vez, que o lugar de mulher é onde ela quiser.