Por que LOGÍSTICA é a formação que você deve ter em 2022?
Confira o conteúdo em vídeo:
Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.
Um mundo virado ao avesso
Supermercados sem produtos nas prateleiras, um super navio encalhado no canal de Suez, falta de matérias primas, fábricas fechadas em diversos países, portos e terminais extremamente congestionados. Parece que nesses últimos dois anos não passamos um dia sem notícias nos jornais relatando algum problema na logística e na cadeia de suprimentos pelo mundo. Esses últimos anos tem sido um desafio enorme para as cadeias de suprimentos, o modelo just in time está sofrendo muito com as constantes e gigantescas desrupções de oferta e demanda.
As empresas estão sofrendo para se adaptar. Uma tendência que venho comentando sempre é sobre a primarização de atividades, onde as empresas estão assumindo a responsabilidade da suas áreas de logística para não depender de outras companhias. Esses investimentos tem sido tanto na forma de compra de veículos, aluguel de galpões e contratação de pessoal para trabalhar nas operações, mas também na forma de contratação de empresas dedicadas, que prestam serviço exclusivo.
Esse movimento tem acontecido no mundo todo, empresas americanas como o Walmart e o Home Depot chegaram a contratar navios inteiros de containers para movimentar suas mercadorias da Ásia para os EUA. No Brasil, temos visto as empresas de ecommerce anunciarem investimentos gigantescos em suas operações de logística, visando a cada dia mais independência do sistema atual.
Logística estratégica
Com isso, as empresas estão a cada dia mais se voltando para o departamento de logística, em muitos lugares os profissionais só são acionados quando acontece algum desastre, mas agora estão participando das mesas de discussões e principalmente, ajudando a empresa a definir a estratégia para os próximos anos.
Saiu no portal de notícias americano Bloomberg “logística é a formação que você precisa ter em 2022”. O artigo mostra que as grandes universidades estão repensando seus currículos para as disciplinas de supply chain. O próprio reitor de Harvard disse que as pessoas pensavam que a logística era considerada garantida, que tudo funcionava perfeitamente, mas agora é preciso repensar toda a forma de fazer os processos.
Com isso as escolas estão reformulando e dando mais enfase a tópicos como análise e mitigação de riscos, análise de dados e reshoring, que é o processo de primarização das fábricas, principalmente voltando para o país de origem das empresas. Além disso, ética, comunicação e sustentabilidade também tem sido abordados como assuntos chaves em uma formação logística.
A universidade americana Penn State’s Smeal College of Business está criando para o ano que vem um curso de mestrado voltado diretamente para o gerenciamento de riscos nas cadeias de suprimentos. Em setembro, uma feira de carreiras em uma universidade americana voltada diretamente para o mercado de supply chain teve mais que o dobro de empresas buscando candidatos do que normalmente a feira recebe.
As novas discussões nas universidades vão ser a confiabilidade de se produzir praticamente tudo na China e nos demais países asiáticos, além de como manter os níveis de estoques baixos em um cenário de incertezas. A digitalização forçada pela pandemia trouxe grandes oportunidades para as empresas e também é um bom assunto a ser discutido.
Século da logística
Ainda temos muito espaço para melhorias na logística, principalmente depois desses novos ingredientes adicionados nos últimos tempos. O pesquisador do MIT, Jarrod Goentzel, afirmou o seguinte: As empresas que dizem entender completamente como funciona as suas cadeias de suprimentos está mentindo. E ainda adicionou, o século XX foi sobre finanças, e já está claro que o século XXI vai ser sobre logística.
E você, já está se preparando? Temos um artigo falando sobre as diferenças entre os cursos técnico, tecnólogo e bacharel em logística, também vou deixar aqui na descrição, clique aqui para conferir. E se já terminou sua graduação, mesmo que seja em outra área do conhecimento, pense bem, será que não está na hora de direcionar a sua carreira para a logística?
Muitas oportunidades vão surgir nos próximos anos, e nós profissionais de logística seremos a cada dia mais valorizados. É hora de fazermos a diferença. Me diz aqui nos comentários se você acredita que as empresas já estão enxergando a logística de forma mais estratégica, ou se ainda é considerado apenas mais um custo.