Você sabe o que significa TEU?

Você sabe o que significa TEU?

Confira o significado da sigla TEU em vídeo:

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Recorde Histórico

O porto de Santos bateu o recorde histórico de movimentação de containers no ano de 2021. Considerando apenas até o mês de novembro, a movimentação já era 3,5% superior a todo o ano de 2020 que havia sido o recorde. Foram movimentados 4,4 milhões de TEU´s, no período, contra 4,2 milhões em 2020. Impressionante né, mas você sabe o que é TEU? No artigo de hoje vamos explicar o significado dessa sigla tão importante para quem trabalha com logística, principalmente para envios internacionais.

Significado de TEU

Se você trabalha com alguma parte da logística que demanda movimentação de containers a primeira coisa que você precisa saber é o significado de TEU e como essa sigla é utilizada no dia a dia.

Vamos lá, TEU significa Twenty-foot Equivalent Unit, ou unidade equivalente a 20 pés. Ou seja cada TEU vale uma unidade de container de 20 pés. Rápido e simples, podemos encerrar o artigo por aqui.

Bom na verdade por mais que pareça, não é tão simples assim, principalmente porque os containers de 40 pés são muito mais comuns do que os de vinte. Por isso quando se fala em TEU´s, não significa a quantidade exata de containers movimentadas, mas sim a quantidade equivalente em containers de 20 pés. Por exemplo, 4 TEU´s podem ser dois containers de 40 pés, ou 4 containers de vinte pés.

De qualquer forma, a nomenclatura de TEU é a que é utilizada para definir quantidade que um navios de containers pode carregar e também a capacidade de operação ou armazenamento de um terminal.

Quanto vale um pé?

Apesar de não usarmos muito aqui no Brasil, pé é uma unidade de medida, aceita internacionalmente, mas mais utilizada nos Estados Unidos e no Reino Unido. Um pé equivale a 30,48 centímetros. Portanto os tamanhos dos containers são 6,1 metros o de 20 pés e 12,2 o de 40 pés. Na verdade esses são os containers padrões e mais comuns, mas existem diversos outros tipos de container com tamanhos e modelos diferentes de acordo com o tipo de carga a ser transportada. Aqui no canal temos um vídeo explicando todos os tipos de container, vou deixar aqui na descrição para você conferir.

Mas como essa informação do TEU impacta no dia a dia do transporte?

De várias formas, primeiro, como eu mencionado, todas as informações sobre movimentações de carga em containers são contabilizadas em números de TEUs, e não em número de containers. No início do artigo quando eu falei sobre o porto de Santos, eu disse que lá movimentou 4,4 milhões de TEUs entre janeiro e novembro de 2021, mas a quantidade exata de containers movimentadas não foi divulgada, ou seja, sabemos que tivemos a movimentação equivalente a 4,4 milhões de containers de 20 pés.

Não se usa o peso total transportado nesses containers para avaliação de movimentação, pois ele é insignificante, o trabalho das gruas e guindastes para movimentar um container cheio ou vazio é o mesmo. Da mesma forma que o espaço que um container vazio vai ocupar será o mesmo de um container cheio. Portanto, sempre será divulgado as quantidades em funções de TEUs.

Um outro detalhe importante, na hora que você receber a cotação de seu fornecedor de transporte, é importante você ficar atento a esse detalhe, pois ela pode vir com a informação de preço por TEU, e se você for embarcar um container de 40 pés, você pagará na verdade o dobro do preço informado na cotação.

FEU

Para finalizar, existe também a nomenclatura FEU, que significa fourty-feet equivalente unity, que significa a unidade equivalente a quarenta pés. Ela é bem menos utilizada, mas pode ser utilizada em relatórios, artigos e notícias. Já fica a dica se aparecer para você, não vá se confundir. 1 FEU é igual a 2 TEU.

Lembrando que o container é considerada uma das invenções mais importantes para a história da logística, aqui no site temos um artigo contando a história do container e o por que ele é tão importante. Confira aqui.

E então pessoal, já conhecia o significado da sigla TEU? Tenho certeza que da próxima vez que você ver em alguma notícia ou relatório você vai lembrar desse artigo.