8 dicas para seu primeiro dia de trabalho em logística

8 dicas para seu primeiro dia de trabalho em logística

Confira as 8 dicas para seu primeiro dia de trabalho em vídeo:

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Introdução

Muita gente me pergunta como deve se comportar nos primeiros dias de trabalho em um novo local, a maior parte das pessoas estão muito ansiosas, principalmente em saber se vão dar conta do serviço que vai ser realizado.

A primeira coisa a fazer é se acalmar, pois se você passou no processo seletivo, e foi contratado, é porque a empresa enxergou que você tem capacidade de realizar a atividade. ou pelo menos que tem o potencial de aprender a fazer da forma que precisa ser feito. Portanto, sem pânico. Vai dar certo.

Mas, se você ainda não passou no processo, eu fiz um artigo com dicas para você melhorar o seu currículo e se preparar para uma entrevista na área de logística, vai te ajudar bastante a conseguir esse emprego. Para conferir esse artigo, clique aqui.

Bom, depois de ter conseguido o sonhado sim, a primeira semana é uma ótima oportunidade de já deixar a sua marca e causar uma boa impressão logo de cara. Sabemos que não é fácil, pois você estava acostumado com outras coisas, e agora tudo vai ser novidade, portanto, vamos as dicas para você passar dessa fase sem sustos.

  • Pontualidade

Chegar no horário é obrigação de todos que marcam algum compromisso. Em sua primeira semana você precisa se programar para chegar no horário. Na verdade, o ideal é se programar para chegar antes, talvez até uma meia hora antes, afinal, é uma nova rotina, talvez você não esteja familiarizado com o local e com os deslocamentos necessários para chegar, o ônibus nunca passa no horário, essa coisas, portanto, não corra riscos. É certo que imprevistos acontecem, e se caso for chegar atrasado, não hesite em ligar e avisar do imprevisto. Depois de alguns dias, você vai se adaptando aos deslocamentos e a rotina e vai entendendo qual a melhor hora para chegar. Mas lembre-se, sempre no horário, atrasos não são legais para nenhum compromisso, seja ele de trabalho ou na vida pessoal, levem isso para a vida de vocês.

E a hora de sair? Deu 6 horas e ninguém levantou para ir embora, e agora? É comum ficarmos perdidos por não conhecer a rotina do local, não sabemos ainda como funciona a prática. A dica de ouro é, não seja a primeira pessoa a sair e nem a última, não fique de olho no relógio esperando dar 6 horas. Qualquer dúvida, converse com o gestor ou com algum colega, e veja o que eles dizem sobre o assunto. Em muitas empresas, principalmente nos cargos mais operacionais, o gestor dispensa a equipe ao final do expediente, liberando a todos para ir embora.

  • Roupas

Esse é um item interessante. Assim que você receber o seu sim, não tenha receio de perguntar a pessoa que está falando com você se a empresa tem algum uniforme, ou fardamento como é falado em algumas regiões do país. Se tiver, questione quando você irá recebe-los. Se não for no primeiro dia, pode perguntar qual a roupa ideal para ir ao trabalho. Caso a empresa não tenha uniforme, também faça essa mesma pergunta, em algum lugares existe um dress code, ou código de vestimenta, em outros é mais informal. De qualquer forma, não ouse na primeira semana. Na dúvida, vista-se como se você tivesse indo para a entrevista.

  • Seja educado

Isso eu não deveria nem falar não é mesmo? Mas cumprimente todas as pessoas, sempre que você chegar a uma sala ou departamento, ouça o que eles tem a dizer para você, escute com atenção. Sorrir é um abridor de portas muito bom. Está certo que, agora com as máscaras a gente perdeu esse abridor, mas não deixe de usar as máscaras, e nem de sorrir, pois mesmo com máscara da para ver pelos olhos da pessoa se ela está sorrindo ou não.

  • Ofereça ajuda

Provavelmente você vai ser treinado, ou pelo gestor, ou por algum colega de trabalho. Mas pode ser que as tarefas que sejam passadas para você no primeiro dia sejam simples, ou que você consiga terminar rápido. Nesse caso, sempre busque aquele que está te passando o serviço e pergunte o que mais você pode fazer e como você pode ajudar. Tente não ficar ocioso. Se não tiver nenhuma tarefa a ser feita, peça para acompanhar algum outro colega, pelo menos você tem a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o serviço, sobre a empresa, e também conhecer mais o colega.

  • Observe o seu redor

Preste atenção nas pessoas e como fazem as coisas. Algumas pessoas vão estar dispostas a te ajudar, outras vão querer te matar (se você tiver conseguido uma vaga que eles estavam almejando), mas brincadeiras a parte, a leitura das pessoas é importante. No primeiro dia você já consegue perceber quais são os mais dedicados, quais os que estão insatisfeitos com a empresa. E assim você já começa a ver em quem pode confiar ou não. E isso serve também para o caso das roupas que disse acima, com a observação, você vai ver o que os seus colegas usam, para poder usar coisas semelhantes. Essa é uma dica que eu sempre falo no primeiro dia para os novos integrantes das minhas equipes.

  • Entenda o objetivo

Com as observações, um ponto importante é ficar claro para você, qual é o objetivo do seu trabalho, quais são as metas, como você vai ser medido e quais as entregas que você vai ter que realizar na sua atividade. Independente se você vai trabalhar como operador de carga, conferente ou gerente de logística. Todo serviço tem um propósito e você precisa saber dele. Não deixe de ter essa conversa com o gestor.

  • Foque em aprender

Agora, mesmo sabendo de tudo isso que foi falado no tópico anterior, não se preocupe tanto com a entrega nesse primeiro momento. E sim com o aprendizado. Ninguém vai exigir que você saiba tudo no primeiro dia, existe uma curva de aprendizado, que varia de pessoa para pessoa, e todo mundo sabe disso e entende. Então, procure aprender o máximo possível, não deixe de perguntar sempre que tiver dúvidas (cuidado para não fica perguntando a mesma coisa toda hora, isso sim é insuportável), e não se cobre tanto, aos poucos você estará no mesmo nível que os mais antigos, mas não pare por aí, busque ser melhor que eles, afinal, tenho certeza que você vai querer crescer não é mesmo? E ninguém cresce sem fazer aquele algo a mais. Mas voltando aqui, não se preocupe com isso nos primeiros dias, só se preocupe em aprender o máximo possível. De preferência, anote tudo que puder para poder lembrar depois.

  • Não tente mudar tudo de cara

O foco da primeira semana, e até dos primeiros meses é entender como funciona a empresa, a dinâmica do setor onde você vai trabalhar, aprender o sistema e como as coisas são feitas. Pode ser que no seu primeiro dia você já teve alguma ideia que pode parecer brilhante para fazer o serviço diferente, mas o melhor é segurar a emoção, pois pode ser que você não entendeu o contexto geral ainda, ou pode acabar passando por cima de algum processo ou regra estabelecida. Aos poucos você vai se aperfeiçoando na atividade, da forma que a empresa faz, entendendo todos os processos e aí sim, vai conseguir enxergar melhorias possíveis de serem feitas. Toda sugestão de melhoria é bem-vinda, mas entenda primeiro o todo, para depois ver se vai funcionar.

Conclusão

Bom pessoal, com essas dicas tenho certeza que você vai começar com o pé direito no seu novo emprego na área da logística. E se você ainda não se decidiu, temos aqui no site um artigo com 8 motivos para explicar porque você deve trabalhar na área da logística. Para conferir, clique aqui.

E então, tem mais alguma dica para quem está começando na área da logística? Deixe a sua dica aqui nos comentários para ajudar aos novos colegas do nosso setor.