Aerosul e Nella Airlines – Duas novas companhias aéreas no Brasil

Aerosul e Nella Airlines – Duas novas companhias aéreas no Brasil

Confira esse conteúdo em vídeo:

Introdução

Apesar da pandemia, que praticamente paralisou os aeroportos e voos pelo Brasil e pelo mundo, o setor aéreo brasileiro traz mais boas notícias para nós os consumidores. Depois da autorização oficial para a Ita começar a voar, agora mais duas novas companhias aéreas surgem em nosso país.

Se você não conhece ainda sobre a Ita Transportes Aéreos, eu fiz um artigo contando tudo sobre a empresa clique aqui para conferir.

Aerosul

Vamos começar com a Aerosul. A Aerosul Taxi Aéreo foi fundada em 2017, com sede na cidade de Arapongas, e aeroporto principal em Londrina, no estado do Paraná. Desde a sua fundação, a empresa vinha operando como taxi aéreo, e no ano passado, 2020, conseguiu receber autorização da Anac para realizar voos comerciais regulares.

A primeira rota da empresa, que já está funcionando, é  entre Londrina, Curitiba e Florianópolis, de lá retornando pelo mesmo trecho. Uma rota interessante pois desde 2013 que não há mais voos diretos entre Curitiba e Floripa, duas capitais importantes do Brasil e próximas entre si, que no passado já chegou a ter 4 voos diretos diários. A empresa já tem planos de expandir em breve as rotas com voos para outras cidades do Paraná e Santa Catarina, e também um voo que ligará Londrina a Foz do Iguaçu e de lá para Assunção, no Paraguai.

A empresa vai iniciar suas operações como uma companhia regional, usando aviões pequenos. A aeronave que foi homologada pela ANAC é o Cesna Gran Caravan, que tem apenas 9 lugares. Por curiosidade, é o mesmo modelo de avião usado pela Azul Conecta em voos regionais. Os preços promocionais para o início da operação partem de R$299,00 o trecho.

A Aerosul está começando como uma empresa regional na região Sul do Brasil, lembra o início da Viação Aérea Rio Grandense, muito mais conhecida como Varig, você se lembra? Eu fiz um artigo contando a história da Varig, desde a sua fundação até a sua falência. Para conferir, clique aqui.

Nella Airlines

Agora a outra notícia boa do dia é sobre a Nella Airlines, a próxima companhia aérea no Brasil. A empresa, que ainda não tem autorização para voar, anunciou que fechou o Leasing de 5 aeronaves do modelos Airbus A320. A notícia surpreendeu a todos, pois os anúncios iniciais da empresa diziam que a companhia começaria a operar em rotas regionais, utilizando modelos de avião turboélices ATR. O modelo escolhido é mais comum para operção entre grandes cidades pois pode levar até 180 passageiros, dependendo da configuração dos assentos.

A previsão é que o primeiro dos 5 aviões chegue no Brasil em agosto. A partir daí a empresa começará o processo de certificação junto a Anac. Ainda não há uma data prevista para começar a voar, mas a expectativa da empresa é que os voos comecem ainda esse ano.

Apesar de começar com os Airbus, o projeto com os ATR’s não está abandonado, mas até o momento a empresa ainda não fechou o leasing de nenhuma aeronave desse modelo. A previsão é que cheguem para a empresa em abril de 2022.

A base operacional da empresa será em Guarulhos. 3 linhas a partir do aeroporto paulista estão planejadas, mas ainda não foram divulgadas.

Uma outra novidade anunciada é que a empresa também vai criar uma empresa de carga, que transportará nos bagageiros de suas aeronaves, mas também terá um Boeing 737-800 exclusivo para a operação de carga. Mais uma opção para o transporte aéreo de cargas no Brasil.

Conclusão

E então pessoal, o que acharam dessas notícias? Ansiosos para voarem nas novas empresas? Mais duas companhias aéreas, mais opção para nós consumidores. Fico muito feliz quando falamos de aumento de empresas em um mercado tão concentrado como o da aviação. Torço muito para que tenham sucesso e que venham outras mais interessadas. Seguiremos acompanhando o mercado e qualquer novidade eu conto para vocês.