Explicando boatos sobre o navio encalhado no Canal de Suez

boatos canal de suez

Explicando boatos sobre o navio encalhado no Canal de Suez

Boatos Canal de Suez. Confira em vídeo o que é verdade e o que não passa de boato na história do navio que encalhou no canal.

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Introdução

O incidente no canal de Suez foi proposital, fazendo parte de uma conspiração para causar confusão no mundo? A Hillary Clinton mandou não mexerem nos containers porque tinha crianças sendo traficadas neles por ordem dela? Era uma mulher pilotando o navio? No artigo de hoje vamos comentar sobre essas notícias que circularam por aí nos últimos dias.

Navio encalhado no Canal de Suez

O canal de Suez já está liberado novamente, depois das equipes de resgate terem conseguido desencalhar o navio Ever Given. Agora as investigações estão acontecendo para apurar as causas reais do incidente, enquanto isso, diversas notícias relacionadas ao acidente surgiram e no vídeo de hoje vamos esclarecer algumas delas. Antes de tudo, se você não faz nem ideia do que eu estou falando, sugiro você ler esse artigo aqui onde descrevo tudo sobre o encalhamento do navio no Canal de Suez e qual a importância desse canal para o mundo.

Para um melhor aproveitamento desse artigo de hoje, leia o outro primeiro e depois continue aqui.

O incidente faz parte de uma conspiração internacional?

Bom, essa primeira notícia surgiu quando os analistas começaram a olhar o rastreamento do navio e o trajeto dele formou um desenho, digamos, no mínimo inusitado. Ficou na forma de um…vou colocar a imagem para vocês entenderem:

Rastreamento Explicando boatos sobre o navio encalhado no Canal de Suez

Imagem do trajeto feito pelo navio Ever Given, momentos antes de entrar no Canal de Suez no dia do incidente

Bom se o responsável pelo navio fosse da quinta série, já entenderíamos logo de cara. Mas esse desenho gerou diversas histórias de conspirações, como se fosse um sinal preparando para… vocês entenderam né..

Como muita gente não acreditou na imagem, a equipe do site Vesselfinder, que faz o acompanhamento dos rastreamentos de navios disse que a imagem era real, e que era o trajeto que o navio realmente fez antes de entrar no canal. Ou seja, isso não foi inventado, ele realmente fez esse desenho, mas por quê?

No momento que os navios chegam próximos ao canal para fazer a travessia, eles precisam comunicar a central de controle que estão ali, e aguardar a liberação para iniciar a passagem. Enquanto isso, eles ficam aguardando no mar vermelho esperando serem chamados. Desligar e religar um super navio desses demorar muito tempo, por isso eles os mantém ligados, e flutuando no canal.

Até o momento não há explicação para o desenho, pode ter sido uma infeliz coincidência. Ou mesmo pode ter sido uma brincadeira do responsável pelo navio com a tripulação, mas ele não sabia que poucas horas depois atrairia a atenção de toda mídia internacional.

O navio não podia ter os containers descarregados porque levava uma carga de tráfico de crianças ligado a Hillary Clinton?

Primeiro, para quem não sabe, a Hillary é a mulher do ex-presidente americano Bill Clinton, e também foi senadora e secretária de estado dos EUA. E nos EUA, toda a comunicação entre as equipes de segurança usam codenames para identificar as pessoas, uma forma de apelido para comunicações internas. No caso da esposa do presidente, o apelido dela deve ter a mesma inicial do marido, no caso o presidente era chamado de “Eagle” ou águia, e dessa forma o codenome dela era “Evergreen”.

1757285-hillary-clinton-e-casada-desde-1975-com-950x0-3-655x1024 Explicando boatos sobre o navio encalhado no Canal de Suez

Hillary e Bill Clinton

Para atiçar os conspiracionistas, o código internacional do navio Ever Given para conversas pelo rádio é H3RC, para eles seria relacionado com o nome de Hillary Rodham Clinton.

A empresa Evergreen Marine, que foi fundada em Taiwan em 1968, quando Hillary ainda estava na faculdade, negou qualquer ligação com Clinton e também com atividades ilegais. Disse que transporta todos os tipos de produtos em seus containers, desde que eles sejam legais.

No fim das contas, essa é uma notícia falsa, que foi criada baseando-se apenas nessas coincidências, mas nada de concreto. Há muitos anos que diversas fake news tem sido orquestradas por um grupo específico chamado Qanon e tentam relacionar Clinton e outras pessoas importantes a crimes de tráfico de pessoas, mas nunca nada foi provado. Até o momento não passa de mais uma tentativa do famoso assassinato de reputações, que não acontece apenas no Brasil, mas é comum em diversas partes do mundo.

Era uma mulher pilotando o navio?

Logo que saíram as notícias do navio encalhado, começaram a circular notícias que o gigante Ever Given era pilotado por uma mulher. Nas notícias diziam que a responsável pelo desastre seria a capitã Marwa Elselehdar, a primeira mulher capitã de navio no Egito.

Pilotando-818x1024 Explicando boatos sobre o navio encalhado no Canal de Suez

Capitã Marwa Elselehdar

A própria capitã disse que ficou surpresa quando começou a receber as notícias, pois ela, que nem trabalha para a empresa Evergreen, estava em missão no navio Aida IV, a centenas de quilômetros de distância do canal. O navio que ela trabalha é responsável por levar equipamentos e mantimentos a alguns faróis na costa do Egito, e também para treinamento de cadetes da Academia Árabe de Ciência, Tecnologia e Transporte Marítimo.

Marwa é uma história de sucesso para as mulheres do Egito e também de todo mundo, a primeira Capitã de um navio, e ao comando do Aida IV foi também a primeira mulher a cruzar o Canal de Suez como responsável por uma embarcação.

Não se sabe de onde partiu esse boato, mas a verdade é que a notícia é totalmente falsa. Não passa de mais uma daquela velha piadinha sem graça de que mulheres dirigem, ou no caso pilotam, mal. Além de ser uma piada que já perdeu a graça, ela reflete o machismo de um setor que ainda é predominantemente masculino, menos de 2% dos marinheiros do mundo são mulheres, de acordo com a Organização Marítima Internacional.

Vou colocar uma frase que ela disse em uma entrevista para a BBC sobre esse assunto que é muito interessante: “As pessoas em nossa sociedade ainda não aceitam a ideia de que mulheres trabalhem no mar longe de suas famílias por muito tempo. Mas quando você faz o que ama, não precisa buscar a aprovação de todos.”

Ela disse que foi triste a situação, mas que no fim das contas, até ajudou com que ela ficasse ainda mais famosa, recebendo mensagens de apoio de pessoas de todo o mundo.

Bom, mais uma fake news que tomou o mundo.

Conclusão

E então, você chegou a saber desses 3 boatos que rodaram o mundo? Conte para mim aqui nos comentários o que você achou dessas histórias. Uma coisa que sempre digo é, tomem muito cuidado ao compartilhar histórias e notícias sem ter a certeza de que são verdades, hoje estamos na era das fake news, e as vezes as coisas parecem muito reais, mas na verdade são invenções para estragar a vida de outras pessoas por diversos motivos. Pensem nisso.