Canal de Suez: Por que ele é tão importante para o mundo?

Canal de Suez: Por que ele é tão importante para o mundo?

Se você acha que está tendo uma semana ruim, imagina a semana que teve capitão do navio Evergiven, um dos maiores navios do mundo, que literalmente atolou e ficou atravessado no Canal de Suez, interrompendo a passagem, gerando um prejuízo incálculável para o mundo. Se você viu essa notícia e ficou se perguntando o motivo de um navio tão grande estar passando por um canal, no artigo de hoje eu vou te contar o que é o Canal de Suez, a importância dele, por quê o Evergiven estava passando por lá, e o principal, porque o mundo esteve empenhado em retirar o navio de lá o mais rápido possível.

A história do Canal

Na última semana o noticiário logístico foi dominado pelo navio Evergiven, da empresa Taiwanesa Evergreen, que encalhou no canal de Suez, no Egito, causando um transtorno gigantesco para todo o comércio internacional. O que é o Canal de Suez?

Para começar, um pouco de história. A Ásia sempre foi um local com grandes riquezas que as metrópoles europeias necessitavam. Por isso, a busca por alternativas para se chegar lá sempre foi uma constante nos países. Os reinos de Portugal e Espanha, muito importantes economicamente na época, para chegar até a Ásia, tinha que cruzar diversos países por terra, correndo o risco de terem todos os produtos roubados, ou então tendo de pagar um pedágio para passar.

Por isso as grandes navegaçoes começaram a explorar novas formas de se chegar a Ásia e ao Oriente Médio, assim que a América e o Brasil foram descobertos, mas alguns anos antes, o navegador português Vasco da Gama, em 1497, conseguiu sair de Portugal e chegar a Índia atravessando o Cabo da Boa Esperança, que fica ao sul do continente Africano.

cabo-da-boa-esperanca-246x300 Canal de Suez: Por que ele é tão importante para o mundo?

Localização do Cabo da Boa Esperança, ao sul da Africa

Os anos foram se passando e com o aumento do comércio internacional, houve a necessidade de construir uma rota alternativa, para reduzir o tempo de viagem e consequentemente o custo dos produtos. A ideia que surgiu foi construir um canal na península do Sinai, no Egito, para ligar o mar Vermelho ao mediterrâneo.

Canal-de-Suez_alterado Canal de Suez: Por que ele é tão importante para o mundo?

Canal de Suez no Egito.

A Construção do Canal

A construção do canal se iniciou em 1859 pela empresa Suez, de propriedade do empresário francês Ferdinand de Lesseps, que foi um dos idealizadores da obra. Por coincidência, ele foi o idealizador do canal do Panamá também, que seria construído anos depois. Depois de 10 anos de obra, o canal foi inaugurado oficialmente em 1869, inicialmente com propriedade dividida entre França e Egito. Cerca de um milhão e meio de trabalhadores foram empenhados nessa obra gigantesca para a engenharia da época, e estima-se que mais de 100 mil morreram ao longo dos anos por diversos motivos como cólera e condições de trabalho.

Ferdinand_de_Lesseps Canal de Suez: Por que ele é tão importante para o mundo?

Ferdinand de Lesseps

O Reino Unido foi o responsável por financiar a obra, e como a dívida ficou muito grande, acabou assumindo o canal como forma de pagamento. Em 1888 a convenção de Constantinopla estabeleceu a neutralidade do canal, que poderia ser navegado por qualquer país, mesmo para fins de guerra. Em 1956, o Egito nacionalizou a empresa responsável pela administração do canal, o que gerou uma crise internacional, com ameaça de guerra, mas que acabou sendo contornado, e com a ONU declarando a legitimidade do canal como egípicio.

Primeiras-travessias-do-canal-1024x766 Canal de Suez: Por que ele é tão importante para o mundo?

Representação dos primeiros navios atravessando o Canal

Por que o canal é tão importante?

Até hoje o Canal é uma importante fonte de renda para o país, a capacidade de travessia é em torno de 50 navios por dia, com uma arrecadação de cerca de 7 bilhões de dólares anuais. Desde a sua inauguração ele vem sendo modernizado de acordo com as necessidades de navegação. Inicialmente sua profundidade quando inaugurado era de 8 metros, hoje já está em 24 metros, o que permite a navegação dos maiores navios do mundo. A extensão do canal é de cerca de 194 quilômetros e o tempo de travessia dura aproximadamente 12 horas, dependendo de cada navio.

Regiao-de-Port-Said-1024x750 Canal de Suez: Por que ele é tão importante para o mundo?

Saída norte do canal, próximo a cidade de Port Said

A importância do canal é porque ele reduziu a viagem entre a Ásia e a Europa em mais de 7000km (ou mais de 40% da viagem), reduzindo muito os custos e tempos de transporte de produtos. Pelo canal é transportado cerca de 15% do comércio global, principalmente o petróleo extraído no Oriente Médio.

O Navio Evergiven

O navio Evergiven é um desses gigantes que passa frequentemente pelo canal. Considerado um dos maiores navios do mundo, o porta containers tem capacidade para mais de 20 mil containers, e tem incríveis 400 metros de comprimento e quase 60 de largura, pensando mais de 200 mil toneladas. Ele estava fazendo a viagem entre a China e a cidade de Rotterdam, na Holanda.

EVER_GIVEN Canal de Suez: Por que ele é tão importante para o mundo?

Navio Ever Given da empresa Evergreen

 

O Incidente no Canal

Na terça feira, 23/03, cerca de 7:40 da manhã, uma forte rajada de ventos e tempestade de areia supreendeu o navio durante a sua travessia, e fez com que os sistemas desorientassem e o navio saísse de controle. Ele acabou batendo no banco de areia da borda do canal e ficando atravessado, bloqueando toda a passagem. De acordo com as informações da empresa, ninguém se feriu e nem houve derramamento de óleo.

Vista-de-outro-navio Canal de Suez: Por que ele é tão importante para o mundo?

Navio Evergiven interditando a passagem do canal

Engenheiros de todo o mundo estão no local, traçando estratégias para tirar o navio do local, mas devido a complexidade da operação e do tamanho do navio, não era um desafio fácil de ser resolvido. Caso não fosse possível desatolar do jeito que estava, poderia ser necessário retirar toda a carga de containers para reduzir o peso.

A rota alternativa

Com isso todo o comércio global está sendo afetado, cerca de 10 bilhões de dólares em mercadorias cruzam o canal todos os dias. Chegou a ter mais de 400 navios aguardando para atravessar. As empresas chegaram a estudar se valia a pena mandar os navios pelo caminho antigo, atravessando o Cabo da Boa Esperança. A decisão não era fácil de ser tomada, pois aumenta em até duas semanas a viagem, se o trecho fosse liberado antes, teria sido um desperdício de tempo e dinheiro, mas e se não liberasse? O navio Ever Greet, da mesma empresa do encalhado, foi um dos que mudaram a rota, já imaginando um tempo maior para a liberação do canal, o que de fato não aconteceu.

Caminho-alternativo Canal de Suez: Por que ele é tão importante para o mundo?

Diferença de traçado entre o caminho pelo canal de Suez e pelo Cabo da Boa Esperança

Os impactos para as cadeias de suprimentos são incalculáveis. A cada dia fechado, os navios deixam de entregar produtos em geral, alimentos e combustíveis. Podendo ocorrer desde a falta de estoque dos produtos que estão em trânsito e aguardam para seguir viagem, até a possibilidade de uma superlotação dos portos Europeus após a liberação, pois vão seguir viagem juntos e chegarem todos ao mesmo tempo.

Cerca de 10% do petróleo mundial e 9% do gás natural passa por essa rota, a incerteza afeta os preços desses produtos, o que pode aumentar os preços de combustíveis aqui no Brasil também. Tudo dependia do tempo que o canal ficasse parado.

Um grande desafio

Incidentes como esse já aconteceram anteriormente, mas nenhum com um navio desse porte. Esse é um dos riscos de passar com um navio tão grande em um canal estreito. Apesar dos esforços recentes em expansão, modernização e dragagem do canal, ainda é um desafio diário para os capitães atravessar o canal com navios tão grandes.

Navios-no-canal Canal de Suez: Por que ele é tão importante para o mundo?

Navios atravessando o Canal

Ainda há algumas perguntas sem respostas, pois aparentemente o vento sozinho não deveria ser capaz de fazer isso com o navio. Portanto pode ter havido alguma falha mecânica. Um outro ponto é se o navio não sofreu nenhum dano ao atolar na areia, podendo ser necessários reparos antes de seguir viagens.

Problema Resolvido

Uma coisa é certa, para o bem da economia mundial, esse canal não poderia ficar muitos dias interrompido. Depois de 6 dias de interrupção, o navio Ever Given foi retirado e o Canal foi finalmente liberado. Com a quantidade de navios que ficou aguardando passagem por lá, ainda deve demorar mais de uma semana para normalizar o fluxo.

Por não ter ficado tanto tempo, não houve tantos impactos na economia, mas será que os transportadores vão querer subir o preço do transporte pelo tempo parado, e também já precificando o risco de uma situação dessas acontecer novamente? Cenas do próximo capítulo, precisamos aguardar para ver.

 

 

E então, você já conhecia a história do canal de Suez? Comente aqui se você acha que os 6 dias para a liberação do navio foi um tempo longo ou curto.

_______________________________

Já é inscrito no nosso canal do Youtube? Inscreva-se e ative as notificações para ficar sabendo quando nossos vídeos são publicados. Confira outros vídeos: www.logisticaegestao.com/youtube

Agora, quer saber antes dos outros? Não perca tempo, inscreva-se agora em nossa lista VIP e receba um email com as últimas notícias do canal e também dos artigos publicados aqui no site.

Você já me segue no Linkedin? Estou sempre publicando novos textos por lá com análises de temas importantes e novos conceitos sobre logística. Clique aqui para ver meu perfil.