Capex x Opex

Capex x Opex

Você já conhece o nosso canal no Youtube? Toda semana temos vídeos novos com conceitos, curiosidades, temas do momento, tudo para você  aprender mais e se manter informado sobre o que acontece no mundo da logística e supply chain! Clique aqui e confira.

Você sabe a diferença entre CAPEX e OPEX?

Esses dois termos são muito utilizados no dia a dia das empresas e muita gente acaba se confundindo. Vamos lá.

CAPEX vem de “CAPital EXpenditure” ou traduzindo, despesas de capital. Também pode ser entendido como “investimento em bens de capital”. Esse termo é usado para todos os gastos realizados de forma a expandir ou melhorar a produtividade da empresa, construção de uma nova planta, aquisição de uma nova máquina, etc.

Já o termo OPEX, vem de “OPerational EXpenditure”, que significa despesas operacionais. Nesse caso engloba tudo aquilo que é gasto para manter a operação da empresa funcionando no dia a dia, como funcionários, combustível, serviços de manutenção de rotina ou não, entre outros.

Resumindo, CAPEX relaciona-se com expansão e melhoria, e OPEX tem a ver com manter a empresa produzindo.

Um investimento em CAPEX, pode aumentar o OPEX da empresa, quando ocorre expansão, como também pode reduzir, no caso de um investimento de melhoria de produtividade por exemplo. Pense nisso antes de fazer o seu projeto!

Você já sabia o significado desses termos? Usa no seu dia a dia?